5 de outubro de 2011

SP: Alunos são suspensos após se recusarem a entrar em sala de aula suja


Plantão | Publicada em 05/10/2011 às 07h37m

EPTV
O Globo, Outubro 5, 2011



SÃO PAULO - Trinta e três alunos do ensino médio da escola Estadual Dom José Camargo Barros, no bairro Cidade Nova, em Indaiatuba, a 105 km da capital, não puderam assistir às aulas nesta terça-feira. Eles foram suspensos após se recusarem a entrar na sala de aula que estava suja. Entre eles, cinco foram proibidos de entrar na escola durante três dias por criar blog para mostrar a falta de limpeza no local. As informações são da EPTV.

Os estudantes cansados de viver com a situação precária de limpeza fizeram um abaixo-assinado, entregue à direção da escola no dia 22 de setembro, mas o problema não foi resolvido. Na semana seguinte, eles decidiram em protesto não entrar na sala e apenas entrar no local para ter aula quando estivesse limpo. Segundo os alunos, a empresa que presta serviço de limpeza na escola, que não foi divulgado pela Secretaria Estadual de Educação, está com falta de profissionais, o que acarreta na demora da manutenção do prédio.

Na noite desta segunda-feira, pais e alunos foram surpreendidos ao serem comunicados de que os estudantes estavam suspensos por desrespeito as normas da escola. - Eu acho que eles não fizeram nada de errado, exerceram apenas o direito de cidadania - disse a assistente social Célia Monsão, mãe de um dos alunos suspensos.

A indignação dos pais aumenta pelo fato de cinco alunos terem recebidos três dias de suspensão, apenas por terem criado um blog divulgando imagens da escola suja. - Nós falamos com a direção da escola para resolver o problema e como não conseguimos retorno, enxergamos que a internet seria melhor maneira de expor a situação- afirma Matheus Ruas, estudante que criou o blog "Unidos por uma escola melhor 2011".

À EPTV, a Secretaria Estadual de Educação informou que a Diretoria Regional de Ensino de Capivari, da qual Indaiatuba faz parte, que está apurando o caso. Segundo a secretaria, supervisores já foram na unidade para analisar a situação, inclusive sobre a conduta do diretor.

A diretoria de ensino solicitou uma limpeza emergencial completa da escola, que já ocorreu na última sexta-feira, e está trabalhando para a solução definitiva do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário