29 de outubro de 2011

Governo Brasileiro fixa meta de investimento em educação em 8,29% do PIB


28/10/2011

O Governo brasileiro proporá ao Congresso aumentar o investimento em educação de 5% a 8,29% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos dez anos, segundo documento divulgado nesta sexta-feira pela Agência Brasil.
“A proposta inicial do governo era de que esse patamar fosse de 7%, mas houve grande pressão dos movimentos sociais para que se ampliasse o percentual para 10%”, afirmou a agência.
O projeto de lei deverá ser apresentado ao Congresso nos próximos dias, embora ele só deva ser votado em 2012. A proposta inclui melhorias salariais e acadêmicas para professores e a contratação de novos profissionais, assim como iniciativas para ampliar o acesso das crianças, jovens e adultos das classes mais populares ao sistema educacional público.
A Agência Brasil citou declarações da deputada Dorinha Rezende (DEM), para quem esse valor (8,29%) ainda é pequeno. A política, no entanto, disse que essa taxa é um bom ponto de partida para o debate no Congresso, que poderia aumentá-la.
O presidente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Lara, disse que o valor representa um viés de alta, mas que a entidade continuará lutando pelos 10%.
do blog de Washington Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário