22 de outubro de 2011

Brasil precisa de mais 150 mil engenheiros até 2012


Aportes em energia e infraestrutura e descoberta do pré-sal elevam carência de profissionais na área de petróleo e gás.AGÊNCIA PETROBRAS
A demanda do setor de petróleo e gás por engenheiros sobe de 13% a 19% ao ano
São Paulo - O Brasil precisa de mais 150 mil engenheiros até o final de 2012, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). E, por causa de investimentos no setor de energia, infraestrutura e a descoberta do pré-sal, uma das áreas com maior necessidade de profissionais é a de petróleo e gás.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor de petróleo e gás (incluindo-se extração e refino) continuará expandindo sua demanda por esses profissionais a taxas entre 13% e 19% ao ano. No Brasil, formam-se anualmente 48 mil engenheiros em todas as especializações.
Na procura por profissionais para o setor de petróleo e gás, de cada dois candidatos selecionados, dois são contratados. "Normalmente, para vaga de engenharia, a seleção é feita com quatro, cinco profissionais para só então a empresa escolher. Já quando a vaga é no segmento de petróleo e gás, são selecionados um ou dois candidatos. E, se forem dois, ambos são contratados por causa da grande demanda", diz João Amaral,headhunter da divisão de Petróleo e Gás da Michael Page, empresa de recrutamento e seleção.
Atualmente, na Michael Page há 40 vagas abertas para esse segmento da engenharia e, segundo Amaral, com dificuldade para serem preenchidas. "As empresas têm pago altos salários para quem é especializado nessa área. Até porque, para a companhia vale mais a pena pagar bem e manter a operação do que parar a produção por causa da falta de profissional", comenta o headhunter.
A demanda é tão grande que o setor tem buscado profissionais em outras áreas da engenharia, como automotiva, de energia, de telecomunicações e até da indústria farmacêutica.
" um setor que tem pago mais que os outros e oferece um bom pacote de benefícios para atrair pessoas de outras áreas. E isso também é estratégia para manter o profissional na empresa, já que a disputa é grande", afirma Rafael Meneses, da empresa de recrutamento e seleção Asap.
O diretor da empresa de recursos humanos FCB, Valter Teixeira, explica que as vagas não se limitam a Petrobras e subsidiárias da estatal. "Há demanda em empresas que prestam serviço, realizam e executam projetos para a Petrobras", explica.
Porém, não basta ter vontade de migrar para o segmento. Segundo os especialistas, nem para todas as áreas do setor de petróleo e gás a formação de engenheiro, mecânico, eletrônico ou de produção, é suficiente. "Tem que ir atrás de especialização. Para quem trabalha embarcado (nas plataformas de extração de petróleo), por exemplo, é um trabalho muito específico. Mas paga o dobro", afirma Amaral.
Outra recomendação dos especialistas em recursos humanos e seleção é buscar cursos técnicos na área, que podem oferecer um diferencial para esse profissional. "E uma segunda língua é fundamental, pois há empresas novas chegando ao país ou atuando lá fora", diz Meneses. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário