5 de outubro de 2011

Ensino à distância será beneficiado


05 de outubro de 2011

Brasil Econômico | Brasil | BR

Mesmo com os problemas de evasão, EAD é aposta do governo federal para ampliar as vagas
Priscilla Arroyo
Uma das frentes do Pronatec é a expansão do ensino à distância, conhecido como e-Tec. Especialistas em educação apontam a proposta como não viável, já que o modelo vem sendo utilizado no nível médio sem resultados positivos.
"Geralmente os alunos que participam do programa de ensino à distância (EAD) não se adaptam. As experiências no nível médio apontam evasão de 70%", afirma o professor de filosofia da USP e especialista em educação, José Marcelino Rezende Pinto. Para ele o grande problema do modelo é a presença remota do professor. "O aluno que participa desse tipo de programa, geralmente é o que mais demanda presença do professor, pois na maioria dos casos não tem uma base sólida de aprendizado", diz.
Por outro lado, Patricia Barcelos, diretora de integração das redes de educação profissional do Ministério da Educação, defende que a educação não presencial é uma forma de democratizar o ensino profissional.
"Não é viável construir uma escola de educação profissional em municípios pequenos, pois a demanda não é diversificada. A educação à distância possibilita o acesso à educação profissional por pessoas que não conseguem se deslocar das pequenas cidades onde residem", afirma.
A professora especialista em educação, Guiomar Namo de Mello, acredita que o ensino profissional não presencial pode ser válido desde que a proposta seja séria e programada. "Para realizar o ensino à distância com excelência é preciso grande investimento inicial para a produção de material didático diferenciado. Esse seria o modelo ideal que está longe da realidade.
O modelo adotado em vigor utiliza o mesmo material de cursos presenciais. Isso é uma catástrofe", diz. Ela acrescenta que o modelo, se bem desenhado, traz vantagens à educação.
"Depois da fase de elaboração, o conteúdo pode ser multiplicado como ensino de massa."
------------
EVASÃO
70%
É a taxa de evasão do Programa de Ensino à Distância (EAD) no âmbito de nível médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário