5 de outubro de 2011

Três perguntas a...Guiomar Namo de Mello:PRONATEC


05 de outubro de 2011
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Professora e especialista em educação
É necessário levar a vida real para dentro da sala de aula
Guiomar é diretora da EBRAP - Escola Brasileira de Professores, empresa dedicada a estudos, iniciativas e projetos na área de educação.
O que a senhora pensa sobre a proposta, que faz parte do Pronatec, de expandir o ensino profissional à distância?
Deve haver boas exceções, mas no geral o ensino à distancia é tão ruim quanto presencial. Para realizar o modelo com excelência é preciso alto investimento inicial para a produção de material didático com conteúdo diferenciado. Depois dessa fase de elaboração, ele pode ser multiplicado, replicado como ensino de massa. Se o conteúdo for tecnicamente muito bem feito pode sim dar certo. De um modo geral isso não está sendo feito, o modelo adotado em vigor utiliza o mesmo material de cursos presenciais adaptado. Isso é uma catástrofe.
Partindo da taxa de evasão do ensino médio, que ultrapassa os 50%, a implementação do ensino profissional pode significar um novo sentido para aguçar o interesse dos alunos?
Isso vai depender de como o currículo será tratado. Se o ensino médio não tem sentido para o aluno hoje, uma das estratégias pode ser sim abrir essa perspectiva de ingresso no mercado de trabalho. Ainda assim, o aluno nessa fase da vida está mais interessado nos seus projetos pessoais. Mas existem outras maneiras de dar sentido ao ensino médio.
Quais seriam essas maneiras?
Conectar o conteúdo do ensino médio com o que está acontecendo no mundo e que faz sentido para o adolescente, como as novas mídias, por exemplo.
É necessário levar a vida real para dentro da sala de aula.

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