7 de fevereiro de 2012

Brasil tem ainda 3,8 milhões de crianças fora da escola by Adauri Antunes Barbosa SÃO PAULO. O Brasil ainda tem 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola, conforme dados divulgados nesta terça-feira em São Paulo pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), que monitora o desenvolvimento da educação no país. Entre 2000 e 2010 o aumento nas taxas de acesso à escola foi de 9,2%, chegando a 91,5%, mas nenhuma das regiões do país conseguiu superar as meta intermediária estabelecida pelo TPE que era em 2010 de 93,4% das crianças brasileiras de 4 a 17 anos na escola. O país também não atingiu a meta do TPE de toda criança estar alfabetizada até os 8 anos de idade que, para 2010, era de 80% do aprendizado esperado até o final do terceiro ano. Em escrita a média nacional foi de 53,3%, em matemática 42,8% e em leitura 56,1%. Um meta pelo menos foi atingida: a de fazer com que todo jovem brasileiro tenha concluído o ensino fundamental aos 16 anos. A meta de terminar e o ensino médio até os 19 anos foi superada. O resultado nacional foi de 63,4% no ensino fundamental enquanto a meta intermediária (para 2009) era 64,5% (dentro do intervalo de confiança que vai de 62,1% a 64,7%). No ensino médio o resultado foi de 50,2% para uma meta de 46,5%. No entanto, o TPE tem fortes indícios de que essa meta, que deveria ser atingida em 2022, não será cumprida. As previsões indicam uma taxa de conclusão (com até um ano de atraso) de 76,8% para o fundamental e 65,1% para o médio.


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SÃO PAULO. O Brasil ainda tem 3,8 milhões de crianças e jovens fora da escola, conforme dados divulgados nesta terça-feira em São Paulo pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), que monitora o desenvolvimento da educação no país. Entre 2000 e 2010 o aumento nas taxas de acesso à escola foi de 9,2%, chegando a 91,5%, mas nenhuma das regiões do país conseguiu superar as meta intermediária estabelecida pelo TPE que era em 2010 de 93,4% das crianças brasileiras de 4 a 17 anos na escola.
O país também não atingiu a meta do TPE de toda criança estar alfabetizada até os 8 anos de idade que, para 2010, era de 80% do aprendizado esperado até o final do terceiro ano. Em escrita a média nacional foi de 53,3%, em matemática 42,8% e em leitura 56,1%.
Um meta pelo menos foi atingida: a de fazer com que todo jovem brasileiro tenha concluído o ensino fundamental aos 16 anos. A meta de terminar e o ensino médio até os 19 anos foi superada. O resultado nacional foi de 63,4% no ensino fundamental enquanto a meta intermediária (para 2009) era 64,5% (dentro do intervalo de confiança que vai de 62,1% a 64,7%). No ensino médio o resultado foi de 50,2% para uma meta de 46,5%. No entanto, o TPE tem fortes indícios de que essa meta, que deveria ser atingida em 2022, não será cumprida. As previsões indicam uma taxa de conclusão (com até um ano de atraso) de 76,8% para o fundamental e 65,1% para o médio.

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