15 de agosto de 2012

Escolas em áreas de violência ou pacificadas avançam no Ideb

O Globo, 15/8/2012
RIO — Localizadas em áreas de violência conflagrada ou pacificadas, as Escolas do Amanhã, da prefeitura do Rio, acompanharam o avanço da rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, houve um crescimento de 32% em relação à avaliação anterior, subindo de uma média de 3,1 em 2009 para 4 em 2011. Já no primeiro segmento, do 1º ao 5º ano, o aumento foi de 8%, passando da média de 4,6 para 5. Dentro do Escolas do Amanhã, o Ciep Pablo Neruda, na Taquara, é o segundo mais bem colocado no município e está entre as cinco melhores escolas do Brasil. Apesar das melhorias, o índice das escolas que integram o programa ficou abaixo do município, que foi de 4,4 nos anos finais e 5,4 nos anos iniciais.
A secretrária municipal de Educação, Claudia Costin, considera natural o desempenho mais baixo.
— Essas escolas funcionam onde há ou houve, por muito tempo, grandes tiroteios. Onde os alunos precisam abandonar a escola porque são recrutados para trabalhar com o tráfico. É um trabalho muito corajoso, por isso esses avanços são muito importantes — disse, em entrevista coletiva para a imprensa.
O Escolas do Amanhã, criado em 2009, tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho de alunos que vivem em áreas de violência. Atualmente o programa funciona em 152 escolas do município. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, a taxa de evasão nesses colégios caiu de 5,1% em 2008 — quando ainda não faziam parte do programa — para 3,2% em 2011.
— O grande diferencial do programa é prover um ensino diferenciado, em tempo integral, com uma metodologia mais dinâmica e que trabalhe o bloqueio de crianças que sofrem com uma superexposição à violência. Também temos profissionais capacitados para a mediação de conflitos — explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário