23 de novembro de 2012

ENEM: varios analisis e ranking



Escolas do Rio de Janeiro caem no ranking

23 de novembro de 2012 | 2h 21
CLARISSA THOMÉ / RIO - O Estado de S.Paulo
As escolas do Rio tiveram uma queda de desempenho no Enem 2011 em comparação com o exame do ano anterior. O São Bento, a melhor escola do País em 2010, ficou em décimo lugar. A segunda escola mais bem posicionada é a São João Batista, de Nova Friburgo, em 18.º, seguida do Colégio Cruzeiro, em 28.º. Elas estavam na 520.ª e 7.ª posição, respectivamente, no Enem 2010.
O Colégio Ph, 15.º do ranking nacional em 2010, apareceu em 47.° lugar em 2011. "Não tenho parâmetros para entender o que aconteceu", afirmou o diretor de ensino do Ph, Rui Alves.
O Colégio Andrews, 13.º na listagem nacional em 2010, aparece na 122.ª posição. Em 13 de novembro, a instituição distribuiu uma circular entre os pais alertando da possível ausência no ranking. "Embora o Enem tenha sido concebido para ajudar professores e escolas do País a aprimorarem suas práticas, nos últimos anos o governo imprimiu novo uso ao exame, convertendo-o em um concurso seletivo. No nosso entender, é questionável a perspectiva de se submeter todos os estudantes brasileiros a um 'vestibular unificado', de caráter obrigatório", dizia o texto.


Colégio Christus tem nota mais baixa após vazamento

23 de novembro de 2012 | 2h 20
O Estado de S.Paulo
Envolvido no vazamento de 14 questões do Enem em 2011, o Colégio Christus, de Fortaleza, teve um desempenho abaixo do esperado, com 645,54 pontos, e ficou atrás de várias escolas do Nordeste. O Ministério da Educação (MEC) cancelou a prova do ano passado de 639 estudantes da instituição.
No Nordeste, o melhor resultado foi o do Colégio Ari de Sá Cavalcante, também de Fortaleza. A instituição adota o Sistema Ari de Sá de Ensino, usado em vários outros Estados do País, por meio de escolas conveniadas. O sistema é resultado de um método de aprendizagem e conteúdo didático que se estende da educação infantil ao pré-vestibular.
O diretor executivo do Ari de Sá, Ari de Sá Cavalcante Neto, garante que o desempenho dos alunos não é satisfatório apenas no Enem. Ele cita o caso do aluno João Lucas Camelo Sá, de 17 anos, que foi aprovado neste ano no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.
O Ari de Sá se destaca também por ter adotado o tablet como ferramenta de ensino. Cerca de 300 estudantes de três unidades do Ari de Sá de Fortaleza adotaram o tablet no lugar dos livros. O equipamento traz em formato digitalizado o mesmo conteúdo do material didático regular. O Ari de Sá foi a primeira rede de ensino do eixo Norte-Nordeste a digitalizar todo o material didático.


Melhor pública tem carga ampliada

Alunos usam estrutura de universidade federal

23 de novembro de 2012 | 2h 14
RENE MOREIRA , ESPECIAL PARA O ESTADO - O Estado de S.Paulo
Pelo quarto ano consecutivo, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Coluni, foi a escola pública do País com o melhor desempenho no Enem. O resultado foi comemorado na instituição mineira, informada na tarde de ontem sobre a conquista.
O diretor do colégio, Hélio Paulo Pereira Filho, afirmou que o primeiro lugar é fruto de um esforço concentrado de todo mundo. Segundo ele, a escola segue os programas oficiais de ensino, mas o aprendizado se dá em um ritmo de trabalho um pouco diferente, mais rápido e eficiente.
Pereira Filho também faz questão de dizer que não é realizado nenhum trabalho específico para a prova do Enem e que o primeiro lugar não traz nenhuma vantagem prática. "Apenas mostra que estamos no caminho certo", afirma.
Para o diretor, uma das questões que podem explicar a conquista é a dedicação exclusiva da maioria dos professores - que contam, inclusive, com um plano de carreira.
Também pesa a favor do colégio, diz o diretor, a carga horária mais elevada. Enquanto o Ministério da Educação (MEC) exige 800 horas-aula por ano, no Coluni são mais de mil.
Outro fator positivo para a instituição é o concorrido exame de seleção, com a disputa de mais de dez alunos por vaga. Isso contribui para que no local ingressem estudantes já com um nível melhor de conhecimento.
O diretor destaca ainda o fato de o colégio funcionar dentro de uma universidade federal, o que possibilita aos alunos utilizarem toda a sua estrutura, incluindo a biblioteca - que oferece mais de 300 mil livros.
Apesar de contar com várias questões favoráveis, Pereira Filho pondera que o local enfrenta problemas como qualquer outra escola pública do País, como a falta de professores e algumas outras dificuldades.
Estrutura. O Coluni oferece apenas o ensino médio e tem hoje 480 alunos matriculados. Levantamento feito pela instituição aponta que 85% dos estudantes ingressam no ensino superior já no primeiro vestibular que prestam.
A escola existe há 47 anos e vai realizar seu processo seletivo de 2013 em dezembro. A expectativa é que para o ano que vem a disputa suba para 12 alunos por vaga.
Localizado dentro do câmpus da Universidade Federal de Viçosa, cidade de pouco mais de 70 mil habitantes a 226 quilômetros de Belo Horizonte, o colégio atrai muitos alunos de cidades da região central do Estado.
Esses estudantes acabam vivendo em repúblicas que reúnem tanto os universitários quanto os alunos do ensino médio.


Colégio de Minas estreia com a melhor nota em redação

Criado como cursinho em 2009 e tornado colégio há um ano, o Elite Vale do Aço trabalha com apenas uma turma de cada série do ensino médio e mira Fuvest, Unicamp, ITA e UnB; 27 alunos fizeram o Enem, com média de 830 na redação

23 de novembro de 2012 | 2h 14
PAULO SALDAÑA - O Estado de S.Paulo
Na cidade mineira de Ipatinga, a 217 km de Belo Horizonte, uma escola recém-inaugurada conseguiu um resultado surpreendente no Enem 2011. A primeira turma do Colégio Elite Vale do Aço, formada no ano passado, conseguiu a melhor nota de redação do País e, na parte objetiva da prova, só ficou atrás do Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo.
É possível que, com o cálculo da média entre as duas partes da prova, o colégio do interior de Minas lidere o ranking de melhores escolas, de acordo com o desempenho no exame.
O colégio foi criado por três irmãos, todos ex-alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O diretor da escola, Átila Silva Zanone, de apenas 30 anos, é o mais velho. Ontem, ele comemorava a pontuação. "Nosso resultado foi histórico, com a primeira turma. É uma vitória sensacional de nossos alunos."
O Elite de Ipatinga começou como cursinho pré-vestibular em 2009 e o colégio foi inaugurado em 2011. A mensalidade é de R$ 765. A instituição trabalha com apenas uma turma de cada série do ensino médio e não oferece o fundamental.
Em 2011, 27 alunos (90% do total) fizeram o exame. A média da nota de redação da escola ficou em 830 pontos, em uma escala que vai até 1 mil. A segunda melhor colocada nessa parte, o CEV, de Teresina (PI), ficou com 808. Na média das quatro partes objetivas, o Elite teve 718,8, ante 737 do Objetivo Integrado.
Como no cálculo por escola a média da redação tem peso de 50%, a direção da escola mineira acredita ficar em primeiro lugar. "No nosso cálculo, estimamos uma nota média geral de 774", afirma Zanone.
Docentes. O segredo do sucesso está na qualidade do corpo docente. "Temos ótimos professores, com idade entre 25 e 60 anos", diz o coordenador pedagógico, André Ricardo de Castro. A escola oferece no 3.º ano 44 aulas semanais e os alunos são ocupados de segunda a sábado. Há atividades em tempo integral, mas somente em um dia por semana há aulas à tarde.
O foco no Enem é dado apenas nas vésperas da prova, com simulados e exercícios. "Nosso trabalho ao longo do ano é na Fuvest, Unicamp, ITA e UnB. Próximo do Enem a gente faz a revisão", lembra Zanone.
Os três irmãos, que montaram a escola juntos, também dão algumas aulas. Os três ainda arrumam tempo para continuar estudando. O mais novo, Pablo, de 26 anos (formado no ITA em 2009), e o do meio, Jean, de 28, cursam licenciatura a distância em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Átila faz Pedagogia. "Assim, conseguimos conciliar administração, sala de aula e formação", diz.
O plano é oferecer, a partir de 2015, duas turmas por ano de cada série do ensino médio, em vez de apenas uma. Em 2012, a concorrência para a matrícula era de 3 candidatos por vaga.



Colégios do Rio reclamam de atraso e erros nos dados

23 de novembro de 2012 | 2h 21
O Estado de S.Paulo
Representantes de escolas do Rio se queixaram ontem de não terem recebido com antecedência do Ministério da Educação (MEC) as pontuações médias por área de conhecimento, como nos anos anteriores da apresentação dos resultados do Enem.
"O Inep divulgou que receberíamos as notas no fim de outubro e não recebemos nada", disse, antes da divulgação, Rui Alves, diretor de ensino do Ph, 15.º colocado em 2010 e 47.º em 2011. Ele não quis comentar os resultados do Ph. "Não tenho parâmetros para entender o que ocorreu."
O Andrews, 13.º em 2010, aparece agora na 122.ª. Em 13 de novembro, a instituição distribuiu circular aos pais informando que identificou "erro nos dados referentes ao colégio" e a escola poderia não aparecer na listagem do Enem. A direção informava que havia pedido a correção, mas ontem ninguém foi encontrado para comentar os resultados publicados. O Cruzeiro também não havia recebido as notas e só deve se manifestar hoje. Segundo o MEC, os pedidos de recurso protestando contra os resultados das escolas foram indeferidos. / CLARISSA THOMÉ


Desempenho das escolas no ENEM 2011


Veja as notas de cada escola no ENEM 2011. Estão listados todos os estabelecimentos de ensino que tiveram taxa de participação de no mínimo 50%, ordenados da maior para a menor nota média nas provas objetivas. Role a barra para a direita para ver as notas e clique nas setas abaixo de cada campo para filtrar os resultados por Estado, município e tipo da rede (pública ou privada).

















Colégio Objetivo Integrado é o melhor do País em notas objetivas do Enem 2011

Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga, em Minas Gerais, é o 2.º colocado; dados foram divulgados pelo Inep

22 de novembro de 2012 | 16h 00
Estadão.edu
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na tarde desta quinta-feira, 22, o desempenho das escolas por área de conhecimento e a nota dos alunos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. De acordo com o ranking divulgado, a escola com a melhor média nas quatro provas objetivas foi o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, com 737 pontos. A média foi menor que a do Enem 2010, quando a escola somou 745 pontos.
O Objetivo, no entanto, não deve ficar com a maior média geral do País no Enem 2011. Isso porque o Colégio Elite Vale do Açouma, recém-fundado por ex-alunos do ITA em Ipatinga, Minas Gerais, teve nota maior na redação que a do Objetivo: 830 contra 750. No ranking das provas objetivas, o Elite ficou em 2.º lugar, com 718,88 pontos.  

Desta vez, o Ministério da Educação (MEC) não publicou o número de participantes na prova de redação, o que impossibilita o cálculo da média geral das escolas. Além disso, no ano passado, o ministério divulgou o desempenho das escolas de acordo com a taxa de participação dos alunos. Eram quatro faixas, cujos índices de participação variavam de até 25%, entre 25% e 50%, entre 50% e 75% e acima de 75%. Neste ano, só foram divulgadas as notas dos colégios que tiveram pelo menos metade dos alunos do 3º ano do ensino médio inscritos.
Com a mudança de critérios adotados, colégios como o tradicional Santo Américo, de São Paulo, ficaram de fora do ranking. Nesta tarde, a instituição divulgou uma nota à imprensa e uma carta aos pais de seus alunos, afirmando que a escola teve 40% dos alunos do 3.º ano inscritos no Enem 2011 - faixa semelhante à do ano anterior, mas que, de acordo com as novas regras, a exclui da seleção divulgada pelo MEC.
No Enem, os estudantes fazem quatro provas objetivas: de Linguagens e Códigos, matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além de uma redação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário