18 de dezembro de 2016

Doria avalia rever critérios de Haddad para reprovação de estudantes em SP




Prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB) assumirá em janeiro a responsabilidade pela educação da maior rede municipal do país, com mais de 900 mil crianças e adolescentes matriculados, sendo 425 mil deles no ensino fundamental, e o restante em creches e pré-escolas.
Os níveis de qualidade tiveram avanços na gestão de Fernando Haddad (PT), mas ainda estão longe do ideal. O salto nos índices de reprovação é o que mais preocupa.
Doria não apresentou metas específicas para o ensino fundamental. A equipe de Alexandre Schneider, escolhido para assumir a pasta da Educação, pretende reverter a situação e está inclinada a rever os critérios de retenção.
Raquel Cunha/Folhapress
Alunos em horário de intervalo das aulas no pátio da Escola Municipal Frei Damião, no Grajaú, na zona sul de São Paulo
Alunos em horário de intervalo das aulas no pátio da Escola Municipal Frei Damião, no Grajaú (zona sul)
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2015 mostrou avanço nos anos iniciais (1º ao 5º ano), superando a meta, mas teve queda nos anos finais (6º ao 9º ano). Nesta etapa, está abaixo da meta desde o Ideb de 2009 –compreendendo o período em que Schneider foi secretário municipal no governo Gilberto Kassab (PSD).
O Ideb é calculado a cada dois anos e leva em conta os índices de aprovação das escolas e as notas de português e matemática em uma avaliação federal. A explicação para a queda no indicador dos anos finais foi a reprovação, uma vez que as notas médias dos alunos melhoraram.
A taxa de retenção chegou a 9,6% em 2014 e ficou em 7,5% em 2015. Em 2012, esse percentual era de 3,3%. No 7º ano, por exemplo, a taxa ficou em 13,2% em 2015.
Haddad implementou um novo programa para o ensino fundamental a partir de 2014. A principal mudança foi a reorganização dos ciclos, o que ampliou as possibilidades de reprovação de dois para cinco momentos do ensino. Antes, só era possível reprovar ao fim de dois ciclos (iniciais e finais). A reforma ampliou a possibilidade de retenção ao longo do ensino para o 3º, 6º, 7º, 8º e 9º anos.
ABANDONO
Embora o discurso pelo fim da "aprovação automática" seja disseminado, estudos mostram que a retenção tem reflexos perversos nas redes públicas. É o primeiro passo para o aluno abandonar. "Foi um erro ter aumentado a possibilidade de reprovação, o grande desafio é acompanhar a aprendizagem dos alunos e evitar que eles terminem o ano sem aprender", afirma o professor Ocimar Alavarse, da USP.
Recuperar alunos com dificuldades antes do fim do ano ou do ciclo é a essência da chamada progressão continuada, mas a maior parte das redes do país nunca obteve sucesso nessa estratégia. Alavarse lembra que o Brasil reprova muito, mas "as proficiências não são altas". "A ameaça existe, reprovam, mas isso não tem feito os alunos se concentrarem nos estudos", completa o professor.
Dados da avaliação federal de 2015 mostram que só 12% dos alunos da rede municipal paulistana terminam o ensino fundamental com o aprendizado adequado. Em língua portuguesa, são 22%.
Para Ana Lucia Sanches, chefe da coordenadoria pedagógica da secretaria de educação, a alteração dos ciclos foi importante para mexer com a "forma de fazer educação". Ela destaca a criação do "ciclo autoral" (do 7º ao 9º ano), em que os estudantes realizam projetos. "Isso ligou a tomada dos educadores e alunos de que o conhecimento é para vida."
Sanches acredita que aumentar a possibilidade de retenção foi uma ação de coragem do prefeito. "Reprovar não é o ideal, mas é o mais honesto com a realidade."
Para Neide Noffs, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP, ainda há desigualdade na rede. "Há escolas de sucesso e muitas que são carentes", diz. "O desafio da nova gestão é entender os contextos locais das escolas."
A gestão Haddad ampliou a participação da educação no orçamento total da prefeitura. Em 2012, a pasta representava 18,6% do orçamento inicial da cidade. Chegou a 20,39% neste ano. A execução do orçamento da educação costuma ser alto, em torno de 95%. Mas em 2016, com a crise, a pasta só executou, até o meio de dezembro, 78% do previsto (R$ 8,6 bilhões). A escassez de recursos já fez a prefeitura, por exemplo, reduzir temporariamente a quantidade de leite entregue aos alunos.
Integrantes da secretaria comentam nos bastidores que Schneider enfrentará um contexto muito diferente da época em que comandou a pasta, quando a situação econômica era mais favorável. A seu favor, ele conta com simpatia dos educadores da rede. Schneider não respondeu aos pedidos de entrevista.
Entre as poucas promessas de Doria na área está a ampliação do ensino em tempo integral –modalidade que custa entre 40% a 70% mais do que a oferta tradicional. A cidade tem a modalidade em 111 das 547 escolas.
Educadores já têm garantido em lei reajustes de 8,78% em 2017 e de 8,41%, em 2018. A efetivação do aumento vai depender do prefeito.
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PROMESSAS DE DORIA

Prefeito eleito não tem metas nem planeja mudanças estruturais
  • Ensino integral onde for possível
  • Wi-fi gratuito nas escolas
  • Erradicação do analfabetismo (3,2% na Grande SP)
  • Valorização de professores e gestores com premiações
  • Ampliação dos CEUs (Centros Educacionais Unificados)

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