28 de maio de 2011

Zoológico ensina mais a crianças do que a sala de aula, diz estudo


28/05/2011 

Pesquisa de universidade britânica foi feita com 3 mil alunos.

Visitas despertam a atenção dos garotos para a conservação de espécies.

Do G1, em São Paulo
Uma pesquisa da Universidade de Warmick, na Grã-Bretanha, mostra que visitar o zoológico pode ser melhor para crianças aprenderem ciência e serem educadas sobre conservação da natureza do que o material e as aulas dentro da escola.O estudo foi conduzido com mais de 3 mil crianças com idade entre 7 e 14 anos. Os alunos foram perguntados sobre o quanto conheciam animais, habitats e conservação da natureza. O questionário foi passado aos garotos antes e depois de idas ao Zoológico de Londres.
Do total, cerca de 53% delas foram afetadas pela visita e melhoraram o conhecimento científico sobre as espécies, ameaçadas ou não de extinção. A preocupação com a conservação dos animais também aumentou, já que 39% das crianças afirmaram ter desenvolvido uma consciência sobre o problema após a ida ao zoológico.
Segundo os pesquisadores, estar no zoológico desperta mais a vontade de aprender das crianças do que o conteúdo de sala de aula. E o aproveitamento era ainda maior quando as visitas eram guiadas por especialistas.
Flamingos no Zoológico de Londres, um dos animais vistos pelas crianças durante a pesquisa. (Foto: Leon Neal / AFP Photo)Flamingos no Zoológico de Londres, uma das atrações vistas pelas crianças. (Foto: Leon Neal / AFP Photo)
Os desenhos das crianças também mostrou uma evolução na compreensão dos termos científicos. Após a visita ao zoológico, alunos de 10 anos começaram a se familiarizar com palavras como floresta tropical e copa - para se referir ao topo das árvores. Elas conseguiram também identificar os habitats corretos dos animais como desertos,
Segundo Eric Jensen, professor de sociologia na universidade e coordenador do estudo, um décimo da população mundial visita um zoológico por ano, o que mostra o potencial de aprendizado que espaços para conhecer os animais têm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário