28 de julho de 2011

Maioria aprova programa Cientistas do Amanhã


26.07.2011
Secretaria de Educação do Rio ouviu estudantes, professores e gestores escolares
Luciano Milhomem - Sangari

Noventa e quatro por cento dos alunos, 90% dos gestores e 73% dos professores aprovam o programa Cientistas do Amanhã, método de ensino de Ciências da Sangari adotado em 158 escolas públicas da Cidade do Rio de Janeiro. O resultado extremamente positivo faz parte de recente avaliação realizada pela própria Secretaria de Educação do Rio, que implementa o programa desde 2009, beneficiando mais de 87 mil alunos e cerca de 2 mil professores, a maior parte deles em escolas situadas em áreas de risco. A metodologia da Sangari integra o projeto Escolas do Amanhã e contribui não só para melhorar o aprendizado como também para reduzir o abandono escolar.

Disposta a avaliar o grau de satisfação de estudantes, professores e gestores com o Cientistas do Amanhã, a Secretaria de Educação do Rio realizou, em abril deste ano, pesquisa de opinião com escolas participantes do programa. Desse universo, ouviu 24.111 alunos, o que representa 27,5% do total, assim como 248 gestores escolares e 1053 professores.

Os melhores resultados vieram dos estudantes. Em geral, aproximadamente 94% dos alunos consideram o Cientistas do Amanhã um excelente ou bom programa. Esse percentual praticamente não varia se comparadas as respostas de alunos de anos iniciais (94,3%) com as dos alunos de anos finais (92,4%): 89% dos estudantes revelam que têm gostado mais das aulas de Ciências; 88% afirmam que têm aprendido melhor os conteúdos de Ciências com o material do Cientistas do Amanhã; 72% respondem que têm trocado informações aprendidas nas aulas de Ciências com seus colegas e sua família; 92% consideram que o material do programa é bom.

Em geral, aproximadamente 90% dos gestores consideram o Cientistas do Amanhã excelente ou bom; 86% disseram que o programa tem contribuído para melhorar as aulas de ciências dos seus professores; 73% afirmam que ele tem favorecido a troca de informações e parceria entre seus professores; 63% acham que o programa tem ajudado a tornar os professores mais motivados; 71% responderam que ele oferece apoio e acompanhamento para o desenvolvimento das aulas de Ciências; e 69% acreditam que o Cientistas do Amanhã tem solucionado a falta de material ou a reposição de material encaminhadas pela escola ou ambos.

Quanto aos professores, cerca de 73% deles consideram o Cientistas do Amanhã excelente ou bom; 66% acham que o programa tem contribuído para melhorar suas aulas de Ciências; 67% acreditam que ele tem ajudado seus alunos a aprender mais Ciências; 73% percebem que o programa tem auxiliado a tornar os alunos mais motivados e participativos nas aulas de Ciências.

“Essa experiência no Rio de Janeiro demonstra, mais uma vez, que o programa atinge seu principal objetivo, que é motivar o aprendizado e o ensino de Ciências. O comprometimento, a seriedade e a eficiência com que a Secretaria de Educação o implementa, por sua vez, faz toda a diferença”, observa Ben Sangari, presidente da Sangari Brasil, responsável pela criação do método CTC – Ciência e Tecnologia com Criatividade, adotado no Rio com o nome de Cientistas do Amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário