26 de julho de 2011

Gangues nas escolas: Ameaças a estudante


26 de julho de 2011
Educação no Brasil | Diário de Cuiabá | MT



Desentendimento entre jovens rivais causaram morte de estudante dentro do Cesário Neto semana passada

Aluno de escola pública do Consil procura polícia pela 2ª vez para denunciar violência de gangues contra ele

Geraldo Tavares/DC

Desentendimento entre jovens rivais causaram morte de estudante dentro do Cesário Neto semana passada
JOANICE DE DEUS E GUILHERME BLATT Da Reportagem 
Um estudante secundarista diz que está sendo ameaçado de morte dentro da escola estadual André Luiz da Silva Reis, no bairro Consil. L. A. de O., de 17 anos, esteve ontem na Central de Ocorrências da Polícia Civil acompanhado do seu pai para prestar queixa. O estudante diz que é ameaçado por gangues que também estariam aterrorizando outros alunos e diretores da escola.
O adolescente já havia registrado boletim de ocorrência no dia 13 de maio. Porém, no último sábado, durante uma festa realizada na escola, os membros das gangues do PCB e do Bordas da Chapada teriam ameaçado-o novamente. Eles disseram que vão entrar na minha casa e que vão me matar. Eles ameaçam até o diretor da escola , afirma. Segundo ele, um dos integrantes das gangues é conhecido como Piruca .
O pai do garoto disse que teme pela vida do filho. Essas gangues andam livremente por aí e (os membros) armados. A qualquer momento podem cumprir a promessa de matar meu filho. A polícia precisa investigar e prender esses bandidos , cobrou.
Funcionários do colégio ouvidos pela reportagem dizem desconhecer a atuação das gangues dentro da unidade. Segundo uma funcionária, L. e Piruca têm uma rivalidade antiga e nunca se entenderam. Ela explica que, no último sábado, o colégio organizou uma festa para as crianças. No entanto, adolescentes presentes no local se excederam no consumo de bebida alcoólica e começaram uma confusão. Pessoas que presenciaram o fato acusam L. de ter iniciado a briga. O estudante e seu pai foram chamados de pessoas difíceis .
Na última sexta-feira o estudante Gustavo Pacheco da Silva foi assassinado dentro da escola Cesário Neto, no Centro, vítima de uma briga de gangues. O diretor da subsede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública em Cuiabá, Gilson Romeu da Cunha, afirma que essas gangues atuam na maioria dos bairros ao redor do colégio . Ele diz que a violência externa acaba atingindo também o interior das unidades escolares.
O coordenador pedagógico do André Luiz da Silva Reis, Vicente Mangabeira, também cobra atitudes mais firmes dos responsáveis pela segurança pública. Segundo ele, as medidas anunciadas, como a contratação de policiais aposentados e a colocação de guarnições na frente das escolas mais problemáticas, são medidas paliativas. Hoje você coloca dois policiais, amanhã são quatro, oito. O problema está no sistema todo, não apenas dentro do colégio .
ASSALTOS Na madrugada de ontem, assaltantes invadiram a escola Presidente Médici por uma janela. Eles levaram quatro notebooks, uma filmadora e arrombaram a cantina. Nas últimas semanas, mais de 10 colégios da Capital foram assaltados, inclusive o André Luiz da Silva Reis. Gilson Romeu reclama do policiamento. De noite e no fim de semana os colégios ficam abandonados , diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário