30 de julho de 2011

Quatro milhões de jovens já foram beneficiados pelo Criança Esperança


29 de julho de 2011
Educação e Ciências | G1 - Globo | Ação | BR

Em 1985 foi ao ar o primeiro capítulo de uma longa história que já dura 26 anos. A campanha também apoia a Pastoral da Criança.
Em 1985 foi ao ar o primeiro capítulo de uma história que já dura 26 anos: o Criança Esperança (Criesp). Ao longo do caminho, quatro milhões de crianças e jovens foram beneficiados em todo o Brasil e quem ajuda a formar essa corrente é a solidariedade.
Acolher as crianças é a missão do Lar Assistencial Maria de Nazaré, em Brasília. Somos uma creche escola, porque além dos cuidados necessários, eles recebem ensinamentos, ou seja, parte formal e moral. E a creche significa o que? Acolhimento, porque enquanto os pais estão trabalhando, essa creche está protegendo a criança, diz a coordenadora pedagógica Ana Paula Menezes.
Cento e dezesseis crianças de até cinco anos ganharam uma segunda casa com muito carinho e novidades. Nós já fazemos um trabalho com as crianças de inclusão social, um trabalho de educação infantil, é um sonho antigo nosso a iniciação musical, a musicalização. Aí em vez de ficar só com crianças da educação infantil, esse projeto que nós recebemos ajuda do Criança Esperança, ampliamos para crianças acima de seis anos e adolescentes, explica Kelly de Oliveira, diretora do Lar.
Nossa intenção é pegar todos esses alunos que estão aí, em horário contrário a escola, que não tem, fica em casa, fazendo outras atividades, e trazer para a creche, para o projeto, e formá-los cidadãos, mas através de que, da música, fala o professor de música Derick Heliston.
Setenta e cinco iniciativas como essa recebem apoio do Criança Esperança. São projetos sociais que protegem a infância e adolescência, cuidam da saúde, promovem a inclusão social, valorizam a educação e incentivam o esporte. Hoje é com muito orgulho que dizemos que o Criança Esperança está presente nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, e não só nas capitais, nos 26 estados mesmo, porque nós saímos da capital e interiorizamos o programa, fala Marlova Jovchelovicch, coordenadora de ciências humanas e sociais da Unesco no Brasil.
Em Cravinhos, no interior de São Paulo, a ONG Sara nasceu com o objetivo de combater a exploração do trabalho infantil. A região é produtora de cana de açúcar. Muitas crianças abandonavam a escola para pegar na enxada. Hoje essa história já mudou.
O Criesp é uma parceria entre a Rede Globo e a Unesco, que é uma agência da ONU - Organização das Nações Unidas - para a educação, a ciência e a cultura. A TV Globo cuida daquilo que ela sabe fazer como ninguém, que são todas as ações de comunicação, o show, o artístico e a Unesco se encarrega de todas as ações voltadas para a parte técnica e programática ao apoio aos projetos sociais e isso inclui a seleção dos projetos, todos os critérios e a montagem de um processo seletivo que seja público e com o máximo de transparência possível, completa a coordenadora.
A campanha também apoia, há 26 anos, a Pastoral da Criança. Criada pela doutora Zilda Arns, mobiliza voluntários e atende milhares de crianças e suas famílias. Além da Pastoral da Criança nós mantemos quatro espaços Criança Esperança em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Jaboatão dos Guararapes na Grande Recife, região metropolitana do Recife, explica Marlova. Os espaços Criança Esperança são projetos permanentes. Trabalham em parceria com as comunidades locais.
Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro. Nele, há 10 anos foi criado o primeiro espaço Criança Esperança. Hoje, dois doadores da campanha, Tais e Wanderson, vão conhecer quem eles estão ajudando.
A minha família doa desde o início da campanha, eu via a minha mãe doando, a gente participava e há cinco anos eu faço a doação porque eu acho que se cada um fizer a sua parte, um pouquinho, é a história do Beija-Flor, né, se cada um fizer a sua parte a gente vai contribuir para um mundo melhor, fala a advogada Tais Ribeiro.
A partir de 2007 eu comecei a fazer essa contribuição, até porque eu tenho duas crianças em casa, que adoram um telefone - para ligar para o Criança Esperança, completa Wanderson Pereira, produtor de eventos.
Esse processo solidário dos doadores é tudo, aqui no espaço Criança Esperança nós temos algumas parcerias, mas o doador é que dá oportunidade a toda essa comunidade, as essas comunidades, essas crianças, esses 8588 cadastrados que nós temos aqui a terem uma oportunidade, a terem uma possibilidade de uma vida melhor, diz a coordenadora pedagógica Norma Reis.
Wanderson e Tais aconselham a doação. Quem nunca doou, doe, quem não conhece, venha conhecer, porque é uma coisa assim impressionante. As coisas acontecem mesmo, é verdade, as crianças gostam muito, as crianças têm acompanhamento com profissionais, é realmente um espetáculo, comenta o produtor de eventos.
Eu nunca tinha vindo, na verdade eu nunca tinha tido a curiosidade de conhecer algum lugar que fosse ajudado pelo Criança Esperança, eu acho que eu confiava que a coisa fosse feita até porque em todos os programas eles apresentam e eu achei maravilhoso acho que superou as minhas expectativas. Foi importante porque eu acho que aumentou a minha confiança em doar e eu vou continuar doando, sorri Tais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário