20 de abril de 2012

Mais de um milhão de estudantes estão "presos" no ensino fundamental



 
Número foi obtido pela diferença entre população de 6 a 14 anos e matrículas, divulgadas no Censo Escolar 2011.

Aproximadamente um milhão de estudantes brasileiros estão "presos" no ensino fundamental e não conseguem chegar ao ensino médio, mostra o Censo Escolar 2011. Esses alunos têm mais de 14 anos e, por conta de reprovações ou outros fatores, não conseguem passar de ano e, consequentemente, ir para o ensino médio, que atende justamente o público entre 6 e 14. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 29.204.148 pessoas nesta faixa etária e 30.358.640 estudantes registrados entre o 1º e o 9º ano das escolas brasileiras.

Quando o aluno tem uma idade diferente da esperada para os estudantes daquela série ele entra para as estatísticas da distorção idade-série. No Brasil, o fenômeno é observado em todos os anos do ensino fundamental, exceto no 1.º. Nesta etapa, a escola atende a alunos com idade média de 6,7 anos, quando são esperadas crianças com 6 anos. Na outra ponta, deveria haver somente jovens de 14 anos no 9.º ano, mas a média nacional é de alunos com 15,2 anos.

O fluxo escolar, que avalia a passagem entre um nível e outro da educação, é considerado um indicador de qualidade. Ele entra no cálculo, por exemplo, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para corrigir distorções, alguns Estados adotam a progressão continuada, em que os alunos só podem ser reprovados em algumas séries do ensino fundamental
(Agência Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário