6 de novembro de 2012

Alunos de faculdades particulares estudam menos, diz pesquisa


RIO - Um estudo divulgado nesta terça-feira (6) pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que universitários de instituições públicas dedicam mais tempo aos estudos complementares à formação, se comparados aos alunos da rede privada. Isso porque, enquanto a maior parte dos alunos das particulares (mais de 40% do total desse grupo) dedica menos de cinco horas ao aprendizado em casa, a maioria dos estudantes das públicas (cerca de 35%) gasta entre seis e dez horas.
O levantamento traz os primeiros resultados do “Relatório de pesquisa – Estudo comparado sobre a juventude brasileira e a chinesa” e abrange valores, estilos de vida e aspirações de jovens universitários brasileiros, além de prognósticos sobre as futuras elites formadas nas universidades dos dois países.
A pesquisa foi feita com estudantes de até 24 anos de idade, de seis universidades, sendo duas públicas e quatro privadas no Distrito Federal e em São Paulo. Cerca de 2.400 pessoas responderam ao questionário, composto por 66 perguntas, organizadas em blocos de conteúdo e com questões fechadas (múltipla escolha, única escolha), abertas e de escala numérica.
De acordo com a pesquisa, no geral, a maioria dos jovens (68,1%) utiliza de 9 até no máximo 24 horas semanais para a realização de atividades previstas na grade curricular de seus respectivos cursos. Nos extremos, encontram-se estudantes que ocupam mais do que 33 horas semanais (6,1%) e aqueles que utilizam oito horas ou menos (4,2%) de seu tempo em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário