Data: 30/09/2011 , Correio de Sergipe
O Mapa da Violência 2011, divulgado pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça, revela que o Nordeste é hoje o que pode ser chamado de a grande "chaga" da violência no País. Enquanto a pobreza diminuiu no Nordeste, os homicídios aumentaram 65%, os suicídios, 80%, e os acidentes de trânsito, 37%. Na população jovem os índices são ainda piores: um crescimento de 49% nos acidentes, 94% nos homicídios e 92% nos suicídios. Estados como Alagoas e Bahia, que figuravam na parte de baixo do ranking da violência, agora pularam para as primeiras posições. O Mapa da Violência consolida dados da década entre 1998 e 2008.
O atual quadro brasileiro mostra que em nenhum Estado a taxa de homicídios fica abaixo de dez por cem mil habitantes, o máximo considerado aceitável. Em 1998, seis ostentavam números abaixo de dez. A menor taxa hoje é no Piauí, que apresenta um índice de 12,4 por cem mil habitantes, porém o número é mais do que o dobro de dez anos atrás. O Maranhão, que era o 27.º no ranking dos Estados, quadruplicou o índice, e só não aumentou mais sua posição no ranking - está em 21.º - porque outros subiram mais ainda.
E o estado de Sergipe não fica fora dessa triste estatística e apesar das autoridades tentarem negar a todo momento, o índice de violência aumentou de forma assustadora em todo o estado. Em 1998 quando se fez o penúltimo levantamento, Sergipe ocupava a vigésima primeira colocação e agora ocupa a 14ª posição a nível nacional. Já a nível de Nordeste a situação é ainda pior. Infelizmente o estado de Sergipe ocupa a quarta posição, perdendo apenas para Alagoas que é o campeão, Pernambuco e a Bahia. Os dados já dizem tudo e as nossas autoridades precisam agir rapidamente para que a nossa população possa viver dias melhores. Assim é que não pode e não deve ficar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário