26 de setembro de 2012

Arquiteta mineira Jurema Machado é nova presidente do Iphan


DE SÃO PAULO, Folha.com, 26/9/2012

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, nomeou a arquiteta Jurema de Sousa Machado como nova presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A mudança ocorre 13 dias após a posse de Marta.
Fundação Bienal poderá voltar a captar recursos, diz Marta
A nomeação foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta (26). Jurema Machado, que deixa a Coordenação de Cultura da Unesco no Brasil, onde estava desde 2002, substitui o também arquiteto Luiz Fernando de Almeida, que presidia o órgão desde fevereiro de 2006 e deixou o cargo a pedido.
O Iphan, que teve o orçamento reforçado com o PAC das Cidades Históricas, lançado em 2009 com previsão de R$ 890 milhões em investimentos, é responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. "Fernando fez um excelente trabalho e criou projetos que permitem sua continuidade. A Jurema tem muita capacidade de trabalho e terá como prioridade o PAC das Cidades Históricas", disse Marta em visita à Bienal, em São Paulo.
A arquiteta já tinha ligação com o Iphan --fazia parte do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural desde 2008. Nascida em Divinópolis (MG), ela se formou em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1980. Nos anos 1990, foi diretora de Planejamento e Patrimônio de Ouro Preto (MG), presidiu o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e atuou na concepção do Programa Monumenta, do MinC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário