12 de setembro de 2011

Incentivo a alunos ajuda a melhorar pontuação :ENEM 2010



12 de setembro de 2011 Estado de São Paulo


Mariana Mandelli
As escolas paulistanas entre as 50 melhores de 2009 que aumentaram suas notas no Enem de 2010 afirmam que o resultado é efeito do trabalho pedagógico e do incentivo dado aos alunos para participarem do exame.
“Incentivamos a participação na prova e explicamos aos alunos que cada avaliação deve ser encarada como uma oportunidade de se analisar e se preparar”, diz Giselle Magnossão, diretora na Colégio Albert Sabin. A escola subiu 7,89 pontos na média do Enem e aumentou de 69% para 91% a participação dos alunos.
Das 50 escolas, apenas 16 melhoraram a média, composta pela nota na prova objetiva e na redação. Para Teresinha Kiataqui, coordenadora do ensino médio do Colégio Santa Amália - que cresceu 5,63 pontos -, o resultado vem da percepção que os alunos passaram a ter do Enem. “Os estudantes sabem que a prova não serve só para fazer ranking, mas para valorizar o conhecimento e testar habilidades e competências”, explica.
A melhora na nota também significou a melhora de posição no ranking: o Santa Amália pulou da 47.ª posição em 2009 para a 35.ª em 2010.
Everton Augustin, diretor do Colégio Humboldt - que aumentou 5,67 pontos e foi do 48.º para o 37.º lugar da lista -, destaca que a escola investe no trabalho interdisciplinar, bastante cobrado no Enem, não só no ensino médio, mas também no fundamental. “Observamos os resultados dos alunos, fazemos um controle da aprendizagem e realizamos simulados de vestibulares e também do Enem”, diz.
Seleção. Entre os colégios públicos que aparecem no ranking das 50 melhores escolas de São Paulo do último Enem, o destaque vai para as escola técnicas estaduais, as Etecs. A Etec São Paulo aparece em 5.º lugar - melhor posição ocupada por uma escola pública na lista da capital. A nota subiu mais de 20 pontos. “A melhora é atribuída ao maior interesse dos alunos no Enem, corpo docente, projeto pedagógico integrado e também ao fato de a seleção dos estudantes se dar por meio de um vestibulinho”, afirma Almério de Araújo, coordenador de ensino médio e técnico do Centro Paula Souza.

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