19 de junho de 2013

Brasil é um dos cinco países onde mais se morre no trânsito

  • Segundo o Denatran, foram 42 mil mortes no ano passado, duas vezes mais do que as vítimas civis dos três anos de conflito na Bósnia   (Ver Mapa da Violencia 2012)
FERNANDO MIRAGAYA (EMAIL)
Publicado:
Atualizado:
RIO – Muito se fala que os números dos acidentes viários no Brasil representam uma guerra. Sim: em 2012 morreram no trânsito daqui duas vezes mais pessoas do que as vítimas civis dos três anos de conflito na Bósnia. Mas até os números são conflituosos... No país, não existem dados, pesquisas ou estatísticas consolidadas. Tudo é estimado a partir de dados de diferentes órgãos.
Esses números sugerem um quadro triste: quando o caro leitor chegar ao fim deste parágrafo, um acidente (fatal ou não) terá ocorrido em algum canto do nosso território.
O Brasil está entre os cinco países líderes em mortes no trânsito, juntamente com Rússia, EUA, China e Índia. Segundo o Denatran, foram 42 mil mortes no ano passado. E, já neste dado, os números se desencontram. É que o Seguro DPVAT, requerido por vítimas de acidentes viários, registrou 61 mil mortes em 2012.
— A seguradora tem um processo muito rígido para averiguar o acidente e pagar o sinistro. Esses números podem ser assustadoramente maiores — alerta José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
A hipotética multiplicação do horror tem fundamento. Os dados do Denatran, na maioria das regiões, computam apenas as mortes no local, sem levar em consideração óbitos posteriores nos hospitais. E também não há garantias de que todos os parentes de vítimas (ou as próprias) tenham requerido o DPVAT. Um estudo da PUC-RS estima que o número de mortes no trânsito pode ser três vezes maior: mais de cem mil vítimas.
Paralelamente aos números divergentes, outros levantamentos põem por terra velhas desculpas. Enquanto a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) aponta que mais de 90% dos acidentes são causados por imperícia na direção, um estudo recente do ONSV revelou que 81% das ocorrências aconteceram em vias com boas condições.
— Entre essas estatísticas, o primeiro fator é a velocidade. Em uma estrada boa, o motorista acha que pode correr — conclui Dirceu Rodrigues Alves Junior, diretor da Abramet.

(Ver Mapa da Violencia 2012)


 http://oglobo.globo.com/pais/brasil-um-dos-cinco-paises-onde-mais-se-morre-no-transito-8738082#ixzz2Wgax6HzJização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário