26 de junho de 2013

Brasil: Los Jovens de 15a 29 anos: onde eles estão?

No Brasil, ao contrário da maioria do países da OCDE, o percentual de pessoas que não estão
“trabalhando, estudando ou em formação”(NEETs)1
O quadro para a juventude brasileira varia significativamente, dependendo do nível
educacional. Dentre os jovens que não haviam concluído o Ensino Médio, 39% estavam trabalhando e
não estudando, o que representa um aumento de 4 pontos percentuais entre 2008 e 2011; em 2011,
nesse nível de escolaridade, 18% eram NEET.
não foi afetado pela crise econômica. A proporção
de jovens de 15 a 29 anos nessa situação manteve-se em 19% entre 2008 e 2011, em comparação com
um aumento de 2 pontos percentuais, em média, nos países da OCDE (16%, em 2011).
Ao mesmo tempo, os jovens entre 15 e 29 anos com um diploma universitário se encontravam
em uma situação muito melhor. Em 2011, nessa faixa etária e nesse nível de escolaridade, 66% tinham
um emprego, 16% continuavam estudando e apenas 19% deles eram NEET, o menor índice entre
todos os níveis de ensino.
Progredindo nas taxas de escolarização em todos os níveis educacionais
As taxas de escolarização no Brasil vêm aumentando na última década, mas ainda estão
aquém da média dos países da OCDE. A proporção de pessoas com Ensino Médio aumentou 26% na
faixa etária de 55 a 64 anos e 53% entre os indivíduos de 25 a 34 anos de idade. Em 2011, 43% dos
indivíduos de 25 a 64 anos de idade tinham atingido esse nível de ensino, enquanto nos países da
OCDE, esse percentual é de 75%.
As taxas de escolarização do ensino superior também aumentaram, mas em um ritmo mais
lento, sendo de 9% entre a população de 55 a 64 anos e de 13% na faixa etária de 25 a 34 anos de
idade. O percentual da população entre 25 e 64 anos que concluiu o Ensino Superior no Brasil (12%)
continua abaixo da média dos países da OCDE (32%) e do G20 (26%).
Ensino superior: uma vantagemno mercado de trabalho
As taxas de emprego para as pessoas que alcançaram o Ensino Superior são maiores no Brasil
(85%) do que nos países da OCDE (83%). Essas taxas são também significativamente maiores em
relação àqueles que só tenham concluído o Ensino Médio (70%) ou que não tenham concluído esse
nível de ensino (67%). Ter um ensino superior no Brasil aumenta a probabilidade de se estar
empregado, mais do que em muitos outros países. A taxa de emprego na faixa de idade de 25 a 64 anos
para pessoas que possuem nível superior foi 14 pontos percentuais maior do que para aqueles com o
1
Da sigla em inglês Neither Employed nor in Education or Training.BRASIL –Country Note –Panorama sobre a Educação 2013: Indicadores OCDE
© OCDE 2
Ensino Médio, em comparação com uma diferença média de 9 pontos percentuais entre os países da
OCDE.
A educação superior também faz uma diferença significativa para o salário. Adultos na faixa
etária de 25 a 64 anos com Ensino Superior ganham 157% a mais do que aqueles com Ensino Médio no
Brasil. Este é segundo maior ganho salarial entre os países (depois do Chile). A média dos países da
OCDE é de 57%. Ao mesmo tempo, os brasileiros sem o Ensino Médio têm ganhos menores se
comparados com aqueles que possuem esse nível de ensino, ganhando 42% a menos. A média dos
países da OCDE é de 24% a menos.
Outros destaques:
• O investimento público do Brasil em educação aumentou de forma constante durante a última
década. Entre 2000 e 2010, o investimento público em educação em relação ao PIB aumentou
2,1 pontos percentuais, passando de 3,5%, em 2000, para 5,6%, em 2010, mas ainda abaixo da
média dos países da OCDE que é de 6,3%. Em termos reais, isso representa 3.067 dólares por
aluno durante esse ano. No nível superior, o investimento público em educação aumentou
0,2 pontos percentuais entre 2000 e 2010, indo de 0,7% para 0,9%. O investimento público
anual por aluno do Ensino Superior (13.137 dólares) é semelhante à média dos países da OCDE
para o mesmo nível educacional, e cinco vezes maior do que o investimento por aluno para as
séries iniciais do Ensino Fundamental (2.778 dólares) e para os anos finais do Ensino
Fundamental e Ensino Médio (2.571 dólares).
• Enquanto as taxas de matrícula na Educação Infantil aumentaram entre 2005 e 2011, a cobertura
nessa etapa ainda é baixa no Brasil. Apenas 36% das crianças de 3 anos de idade e 57% das
crianças de 4 anos de idade estavam matriculadas nesse nível de ensino em 2011, em comparação
com a média dos países da OCDE que é de 67% e 85%, respectivamente.
• Em 2011, 95% das crianças entre 5 e 14 anos estavam matriculadas no Brasil. A taxa de
matrícula entre 15 e 19 anos aumentou de 75%, em 2007, para 77%, em 2011, mas ainda está
bem abaixo da média dos países da OCDE que é de 84%.
Dúvidas podem ser enviadaspara:
Andreas Schleicher
Assessor do Secretário-Geral sobre Política de Educação,
Vice-Diretor de Educação e Habilidades
E-mail:Andreas.Schleicher@oecd.org
Telefone: +33 6 07 38 54 64
Para mais Informações sobre o Education at a Glance
2013, visite: www.oecd.org/edu/eag.htm
Colaboradores do Country Note:
Diane Lalancette (diane.lalancette@oecd.org)
Ignacio Marin (ignacio.marin@oecd.org)
A qualidade da tradução e sua coerência com a língua original é de responsabilidade exclusiva do(s)
autor(es) desta tradução. Na eventualidade de qualquer discrepância entre o texto original e a tradução,
aquele prevalecerá.
Originalmente publicado pela OCDE em inglês com o título:
Education at a Glance 2013: Indicadores da OCDE. Country Notes: Brasil
© 2013 OECD
Todos os direitos reservados.
© 2013Brasil para esta edição em Português brasileiroFatos Chave para o Brasil no Panorama sobre a Educação 2013
Tabela Indicador
 Classificação do Brasil
entre os países da OCDE
e outros países do G20*
Taxas de matrícula*** 2011 2005 2011 2005 2011 2005
Crianças de 3 anos de idade (creche - educação infantil) 36% 21% 67% 64% 77% 73% 32 de 36
Crianças de 4 anos de idade (pré-escola - educação infantil) 57% 37% 84% 79% 90% 84% 33 de 36
C1.1a População entre 5 e 14 anos de idade (todos os níveis) 95% 99% 98% 35 de 38
Percentual da população que alcançou nível de escolaridade
abaixo do ensino médio 2011 2000 2011 2000 2011 2000
A1.4a População entre 25 e 64 anos de idade 57% m 26% 34% 25% 34% 4 de 35
Percentual da população que alcançou o nível de
escolaridade do ensino médio 2011 2000 2011 2000 2011 2000
A1.4a População entre 25 e 64 anos de idade 32% m 44% 44% 48% 46% 32 de 36
Percentual da população que alcançou nível de escolaridade
do Ensino Superior 2011 2000 2011 2000 2011 2000
População entre 25 e 64 anos de idade 12% m 32% 22% 28% 20% 36 de 36
População entre 30 e 34 anos de idade 13% 39% 37% 34 de 34
População entre 25 e 34 anos de idade 13% m 39% 26% 36% 36 de 36
População entre 55 e 64 anos de idade 9% m 24% 15% 21% 36 de 36
Taxas de ingresso na Educação Superior 2011 2000 2011 2000 2011 2000
Programas de Formação Profissional (Superior-tipo B) m m 19% 16% 15% 11% m
Programas Universitários (Superior-tipo A) m m 60% 48% 59% 46% m
Taxas de obtenção de diplomas 2011 2000 2011 2000 2011 2000
A2.1a Percentual de jovens de hoje (previsões) que poderiam
completar o Ensino Médio durante a vida m m 83% 76% 83% 77% m
A3.1a Percentual de jovens de hoje que poderiam (previsão)
completar o Ensino Superior (Superior-tipo A) durante a vida m 10% 39% 28% 41% 27% m
Taxa de desemprego da população entre 25 e 64 anos de
idade - Homens e Mulheres 2011 2008 2011 2008 2011 2008
Abaixo do nível de escolaridade do Ensino Médio 4.6% 4.7% 12.6% 8.8% 15.6% 10.4% 32 de 35
Ensino Médio e Pós-Médio Não-Superior 6.1% 6.1% 7.3% 4.9% 8.5% 5.2% 16 de 36
Ensino Superior 2.9% 3.3% 4.8% 3.3% 5.2% 3.2% 29 de 36
Taxa de Desemprego da população entre 25 e 64 anos de
idade - Mulheres 2011 2008 2011 2008 2011 2008
Abaixo do nível de escolaridade do Ensino Médio 6.8% 6.8% 12.2% 9.5% 15.1% 11% 26 de 35
Ensino Médio e Pós-Médio Não-Superior 9.6% 8.5% 8.0% 5.7% 9.1% 6.1% 10 de 35
Ensino Superior 3.7% 3.9% 5.1% 3.6% 5.5% 3.6% 24 de 36
Vantagem salarial média para a população entre 25 e 64
anos de idade que completaram o Ensino Superior**
Homens e Mulheres 2 de 33
Homens 1 de 33
Mulheres 1 de 33
Desvantagem salarial média para a população entre 25 e 64
anos de idade que não completaram o Ensino Médio**
Homens e Mulheres 33 de 33
Homens 33 de 33
Mulheres 31 de 33
Percentual da população que não está trabalhando,
estudando ou em formação, entre 15 e 29 anos de idade, por
nível de escolaridade obtido
2011 2008 2011 2008 2011 2008
Abaixo do nível de escolaridade do Ensino Médio 18.3% 19.2% 15.8% 14.4% 15.3% 13.5% 12 de 34
Ensino Médio e Pós-Médio Não-Superior 21.1% 18.8% 16.2% 13.6% 15.1% 11.8% 8 de 34
Superior 17.8% m 13.3% 10.6% 12.3% 9.6% 8 de 34
A1.3a
A1.4a
Brasil Média da OCDE EU21 average
Acesso à Educação e Resultados
C2.1
C3.1a
Resultados na Economia e no Mercado de Trabalho
A5.4b
A5.4d
2011 ou último ano
disponível 2011 2011
A6.1
257 157 158
273 162 164
269 161 161
2011 ou último ano
disponível 2011 2011
A6.1
58 76 77
57 77 78
50 74 75
C5.4dFatos Chave para o Brasil no Panorama sobre a Educação 2013
Tabela Indicador
 Classificação do Brasil
entre os países da OCDE
e outros países do G20*
Brasil Média da OCDE EU21 average
Despesa anual por estudante (em dólares PPC)
Pré-Primário 32 de 32
Ensino Primário 32 de 34
Ensino Médio 33 de 34
Ensino Superior 17 de 33
Despesa total para instituições de ensino como percentual
do PIB 2010 2000 2010 2000 2010 2000
B2.1 Como percentual do PIB 5.6% 3.5% 6.3% 5.4% 5.9% 5.2% 25 de 33
Despesa pública total para a Educação 2010 2000 2010 2000 2010 2000
B4.1 Como percentual das despesas públicas totais 18.1% 10.5% 13.0% 12.6% 11.4% 11.4% 3 de 32
Percentagem das despesas privadas para instituições de
ensino 2010 2000 2010 2000 2010 2000
B3.2a Pré-Primário m 17.9% 11.3% m
B3.2a Ensino Primário, Médio and Pós-Médio Não-Superior m m 8.5% 7.1% 6.1% 5.6% m
B3.2b Ensino Superior m m 31.6% 22.6% 22.7% 14.3% m
B3.1 Todos os níveis de Ensino m m 16.4% 12.1% 10.7% 7.9% m
Relação Alunos/Professor
Pré-Primário 9 de 31
Ensino Primário 3 de 35
Ensino Médio 4 de 36
Número de horas aula obrigatórias para estudantes, por ano
Ensino Primário m
Primeiro ciclo do Ensino Médio m
Número de horas de ensino por ano (para professores do
ensino público) 2011 2000 2011 2000 2011 2000
Pré-Primário m 994 horas 977 horas m
Ensino Primário m m 790 horas 780 horas 777 horas 776 horas m
Primeiro ciclo do Ensino Médio m m 709 horas 697 horas 669 horas 658 horas m
Segundo ciclo do Ensino Médio m m 664 horas 628 horas 651 horas 635 horas m
Índice de mudança nos salários estatutórios dos
professores após 15 anos de experiência/formação mínima
(2000 = 100)
2011 2008 2011 2008 2011 2008
Professores do Ensino Primário m m 120 120 121 122 m
Professores do primeiro ciclo do Ensino Médio m m 116 116 121 121 m
Professores do segundo ciclo do Ensino Médio m m 117 118 118 119 m
Relação entre o salário dos professores e o salário de um
adulto com diploma de Ensino Superior trabalhando
período integral, por ano
Professores do Pré-Primário m
Professores do Ensino Primário m
Professores do primeiro ciclo do Ensino Médio m
Professores do segundo ciclo do Ensino Médio m
* Os países estão classificados por ordem decrescente de valores.
** Comparados a pessoas com nível de Ensino Médio; Ensino Médio = 100.
'm': Dados não disponíveis.
9471 USD
Investimento Financeiro em Educação
2010 2010 2010
13137 USD 13528 USD 12856 USD
Escolas e Professores
2011 2011 2011
B1.1a
2111 USD 6762 USD 7085 USD
2778 USD 7974 USD 8277 USD
2571 USD 9014 USD
D2.2
17 estudantes por professor 14 estudantes por professor 13 estudantes por professor
23 estudantes por professor 15 estudantes por professor 14 estudantes por professor
19 estudantes por professor 14 estudantes por professor 12 estudantes por professor
2011 2011 2011
D1.1
m 4717 horas m
m 3034 horas m
D4.2
D3.4
2011 2011 2011
0.82 0.8
m 0.85 0.84
m 0.89 0.89
D3.2
m 0.80 0.77

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