15 de março de 2011

mapa da violencia 2011: Ceará


15 de março de 2011
  O Povo | Fortaleza | CE

Barbalha e Sobral entre os que mais matam
 



A cidade do Cariri ficou à frente de outros 99 municípios, no topo do ranking divulgado pelo Ministério da Justiça. Já a principal cidade da Região Norte ocupou o 37º lugar. Ambas as prefeituras possuem departamento próprio de trânsito e contestam as estatísticas A lista é longa. Composta por 100 municípios. Todos com população mínima de 10 mil habitantes. Regiões interioranas com taxas alarmantes de óbitos por acidentes de transportes. Os dados são do Mapa da Violência 2011, referentes aos anos de 2006, 2007 e 2008. O documento foi elaborado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça.
No topo do ranking, uma cidade do Ceará. Barbalha, na Região do Cariri, teve taxa de 207,6 mortes para cada 100 mil pessoas em 2008. Em 2007, tinha 85 óbitos por grupo. Em 2006, o índice era de 97.
Sobral, da Região Norte do Estado, aparece na 37ª posição de 2008. Teve taxa de 68,9 mortes por 100 mil pessoas. Em 2007, tinha 135; em 2006, 98. São as duas únicas localidades cearenses citadas na análise.
As administrações municipais, porém, contestam o levantamento. E valem-se da mesma argumentação de absorverem demandas de regiões vizinhas. "Muita gente morre na Santa Casa daqui, mas o acidente aconteceu fora. Acidentes com óbitos aqui são poucos. Ano passado, por exemplo, foram 11 vítimas", frisa o coordenador de trânsito e transporte urbano de Sobral, Everardo Soares.
No caso de Barbalha, a gestão diz receber pacientes de 46 municípios vizinhos e dos estados da Paraíba, Piauí, Pernambuco e Maranhão. "Dão entrada aqui pela qualidade da nossa medicina. Recebemos dezenas e dezenas de pessoas mutiladas. Muitas vão a óbito, mas não são daqui", rebate a Prefeitura.
Tanto Barbalha quanto Sobral dispõem de departamento/coordenadoria próprios de trânsito. Fazem parte do seleto grupo de 48 municípios cearenses nesta situação. (ver mapa)
Ambas as gestões asseguram a realização de campanhas educativas e abordagens de rua para evitar acidentes. Fatais ou não. Barbalha conta com 15 agentes e três viaturas para este tipo de trabalho; Sobral tem 23 homens e dois carros.
Contudo, as prefeituras admitem insuficiência no número de profissionais. "Temos poucos agentes, mas eles atuam até nas escolas", argumenta a administração de Barbalha.
Em Sobral, há a promessa de realização de concurso público para a contratação de mais agentes de trânsito. "Solicitamos mais 27 vagas. Mas esperamos a sinalização da Prefeitura", conclui Everardo Soares.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Interior foi o responsável pelo aumento em 40% das taxas de mortes por acidentes de transportes no Ceará entre 1998 e 2008. Índices podem estar ligados à ausência de departamentos de trânsito em 74% do nosso território.
SAIBA MAIS
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o ideal é existir um agente para cada mil veículos na cidade.
Barbalha foi líder isolada do ranking de 2008 dos municípios com mínimo de 10 mil habitantes com altas taxas de mortes em acidentes. O segundo lugar (Campina Grande do Sul (PR)) somou 141,9 ocorrências.
Em nota enviada ao O POVO, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) reforçou a tese de que os números do Mapa divergem das ocorrências registradas nos municípios.
Destacou também o aumento da frota de veículos e de pessoas habilitadas nos últimos anos. Atualmente, o Ceará tem 1,7 milhão de veículos e 1,2 mil habilitados.
Por mês, o Detran diz registrar 10 mil novos carros. "E, quanto mais veículos circulando, mas probabilidades de acidentes, mesmo que a fiscalização seja intensificada", argumenta o órgão, por intermédio da assessoria de imprensa.
RESUMO DA SÉRIE
Ontem, O POVO mostrou a posição do Ceará no ranking nacional de mortes decorrentes de acidentes de transportes. Também segundo o Mapa da Violência 2011, saltamos da 19ª posição, em 1998, para 14º lugar em 2008. Na avaliação de especialistas, isto é reflexo da pouca fiscalização nas estradas e da imprudência/imperícia dos motoristas. O Governo admitiu a necessidade de mais municípios criarem seus próprios departamentos de trânsito.
Bruno de Castro brunobrito@opovo.com.br
Tags | Barbalha e Sobral | Mortes no trânsito | ranking |
Veja as notícias relacionadas. Fortaleza recua em mortes, mas avança posição no ranking

Nenhum comentário:

Postar um comentário