13 de setembro de 2011

MEC divulga ranking das escolas do Maranhão avaliadas pelo Enem


13 de setembro de 2011
Educação no Brasil | O Estado do Maranhão | Geral | MA

Thamirys D´Eça
Wilson Lima
Da equipe de O Estado

Apenas 31,5% das escolas do Maranhão conseguiram atingir a média nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, das 555 instituições de ensino que tiveram suas notas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) ontem, 175 conseguiram índices maiores que 537 pontos, considerada a média nacional (somando as notas de redação e das provas objetivas). A média do Maranhão é 512 de mil pontos possíveis.
Apesar disso, os números do MEC mostram que o Maranhão é um dos 14 estados que conseguiram colocar pelo menos uma escola entre as 100 melhores do Brasil. Dois colégios integram essa lista: Escola Crescimento e CEI COC. O Maranhão é o oitavo estado com maior número de escolas no chamado Top 100 ficando à frente de Ceará, Bahia e Amazonas. Outros 13 estados não conseguiram colocar colégios na lista dos 100 melhores. Entre os quais Pará e Mato Grosso do Sul.
Na lista das 10 melhores escolas, apenas duas são da rede pública: o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Monte Castelo. Além do IFMA, entra o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Imperatriz. Além disso, entre as 10 melhores, existem apenas duas do interior do Maranhão. Ambas de Imperatriz.
No top 10 das escolas do Maranhão, o Crescimento desbancou o Reino Infantil e ficou com a primeira colocação, com 697 pontos. O CEI Coc ficou em segundo lugar, com 693 pontos, e o Educator, em terceiro, com 689 pontos. O Reino Infantil, que teve as melhores notas do Enem 2009, caiu para a 4ª colocação.
Queda - Essa foi a pior colocação do Reino Infantil desde a divulgação anual do ranking das escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado. Das quatro melhores, o Reino Infantil foi a única que registrou queda em suas notas no exame do ano passado. No entanto, das quatro melhores escolas, o Reino é a que deteve o maior percentual de participação do exame: 99,20%. O campeão do Enem em 2010, por exemplo, teve a participação de 89,2% de seus alunos.
O CEI COC registrou o maior crescimento entre as privadas e o Educator manteve a posição do ano passado. Na lista dos 10 melhores de todo o estado, pela primeira vez entrou a Universidade Infantil Rivanda Berenice. Upaon-Açu, Dom Pedro II e Literato, que faziam parte do Top 10 do Maranhão no Enem 2009, deixaram a lista na edição do ano passado.
No interior do Maranhão, das 10 melhores escolas, quatro estão em Imperatriz. Além de Imperatriz, também integram esse ranking uma escola de São José de Ribamar (Marista do Araçagy), uma de Balsas, uma de Caxias, uma de Pedreira, uma de Codó e outra de Coelho Neto.
Piores - O interior do Maranhão concentra as dez piores escolas do estado. Todas são da rede pública estadual. A pior delas é o Centro de Ensino Parsondas de Carvalho, de Sítio Novo, que teve nota de 413,16 pontos de mil possíveis. A segunda escola com a pior colocação no Enem foi o Centro de Ensino Fernando Castro, de Buriticupu, com nota de 417,17%.
Na lista das piores, aparecem ainda duas escolas de Barra do Corda, uma de Olinda Nova, outra de Parnarama, outra de Colinas, uma de Sucupira do Norte e de Centro Novo do Maranhão. Entre as escolas privadas, a que teve o pior rendimento foi o Colégio Padre Rogério Dubois, com nota de 460,26. Inferior até que a média estadual.
Na lista das escolas com a menor pontuação da rede privada, existem quatro de São Luís, alem de uma Santa Inês, uma de Santa Quitéria, outra de Chapadinha, uma de Timon e uma em Urbano Santos.
Considerando apenas São Luís, o ranking das piores escolas aponta o Centro de Ensino Ignácio Rangel como a com a menor nota e o Centro de Ensino Antônio Ribeiro da Silva, com a segunda menor nota. Das dez escolas com as menores notas de São Luís, apenas uma é da rede privada.
Entre as escolas da rede privada com as menores notas em São Luís aparecem o Instituto Educacional Magnólia, com 511 pontos; o Exclusivo Global Ltda, com 524 pontos, e o Alternativo Maranhense, com 524,88 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário