17 de novembro de 2012

direitos roubados Educate a child



Sob a liderança da primeira-dama do Catar, sheikha Moza bint Nasser, o Wise promove um encontro anual internacional que serve de plataforma única e local para a reunião de líderes e especialistas que compartilham as melhores práticas de educação. Na abertura da reunião deste ano, a sheikha denunciou que milhões de crianças estão sendo roubadas em seu direito fundamental de receber educação de qualidade. Pobreza, preconceitos, conflitos e desastres naturais expulsam 61 milhões de meninos e meninas da escola e lhes cassam, irremediavelmente, o acesso ao futuro. Eles estão sobretudo na África, na Ásia e no Oriente Médio.
Guerras desorganizam vidas organizadas. Crianças e adolescentes que frequentam normalmente as salas de aula se veem obrigados a abandonar os lares para buscar refúgios seguros. Privam-se, assim, de continuar os estudos. São, hoje, 28 milhões de pessoas. O programa global Educate a Child (EAC), lançado pela primeira-dama do Catar, trabalha para subsidiar escolas e centros de ensino a fim de dar condições para a continuidade da educação longe de casa.
O EAC financia 25 projetos espalhados por África, Ásia e Oriente Médio. São 500 mil crianças - pouco, considerado o contingente de excluídos. Daí a necessidade de parcerias. Governos, ONGs, instituições multilaterais, fundações, empresas e pessoas físicas contribuem para o projeto. Entre os apoiadores, estãoUnesco, UNHCR, Bharti Fondation e Global Partnership for Education.
Emoção marcou o anúncio do programa levado avante pela sheika Moza. Alek Wek, a modelo sudanesa que sofreu as violências da guerra e dos preconceitos, contou a própria história como exemplo da importância da educação. O ex-primeiro-ministro inglês Gordon Brown lembrou Malala, garota paquistanesa que se tornou símbolo das crianças pelo direito à educação. Suad Mohamad, estudante e agora diretora da escola do campo de refugiados de Kakuma (Quênia), narrou a trajetória que a fez chegar ao lançamento do EAC. O ator Robert de Niro emprestou a voz para narrar o vídeo que apresentou beneficiários do programa. (DS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário