24 de novembro de 2012

ENEM: Em SP, 60% dos colégios ficaram fora do ranking



DE SÃO PAULODE BRASÍLIA, Folha de S,Paulo, 24/11/2012
A quantidade de escolas paulistanas com médias no Enem de 2011 é quase 60% inferior ao da lista de 2010.
A explicação principal foi a mudança de metodologia adotada pelo Ministério da Educação. Agora, são consideradas apenas a nota das escolas onde ao menos 50% dos concluintes do ensino médio fizeram o exame.
No ano passado, o mínimo de participação exigido para a divulgação era de 2% do total de alunos concluintes.
No país, a lista de 2011 é 52% menor que a de 2010.
Assim, saíram até colégios que estavam entre os melhores de São Paulo.
Considerando os 50 melhores da lista de 2010, 12 desapareceram do Enem 2011.
Folha procurou cinco dessas escolas. As respostas sobre as razões da baixa adesão dos alunos ao exame foi unânime: o interesse de seus estudantes por universidades de São Paulo que não cobram o resultado do Enem (como a USP). Dizem também que não serão prejudicadas com a exclusão do ranking.
VESTIBULARES
"A opção dos nossos alunos é, em geral, pelas universidades estaduais ou pelas faculdades particulares cujo processo de seleção não utiliza o resultado do exame nacional", afirmou o diretor-geral pedagógico do colégio Dante Alighieri, Lauro Spaggiari, que ficou em 47º lugar no ranking de 2010.
O colégio Santo Américo, 17º melhor colocado no exame de dois anos atrás, mandou carta aos pais dos alunos para explicar a razão de sua ausência no último ranking.
"Explicamos como ficou a avaliação e também que os estudantes priorizam vestibulares como USP, FGV, Unesp e Unicamp. É importante que todos entendam que a exclusão da lista não tem nada a ver com o conteúdo pedagógico do colégio", informou em nota.
Os colégios informaram que não pretendem, por enquanto, adotar medidas que visem fazer seus estudantes participarem da avaliação do MEC e não acreditam que vão ser prejudicados pela não divulgação de suas posições.
"Esse quadro [da não participação no Enem] tem a ver com as escolhas profissionais dos alunos", informou, por meio de sua assessoria, o colégio Equipe, que ficou em 46º lugar, em 2010.
O Porto Seguro e o Santa Cruz não se manifestaram.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário