24 de novembro de 2012

Livro de economista analisa entraves da educação no país



"O que o Brasil Quer Ser Quando Crescer?", de Gustavo Ioschpe, reúne artigos do autor
ÉRICA FRAGADE SÃO PAULO, Folha de S.Paulo, 24/11/2012
Não falta discussão sobre o tema educacional no Brasil, mas seu foco é normalmente equivocado e baseado em teses "furadas" e "demagógicas". Outro problema que emperra avanços na área é que "a maioria dos brasileiros nem se dá conta de quão ruim" é a qualidade do ensino no país.
Esses são dois temas recorrentes de "O que o Brasil Quer Ser Quando Crescer?", de Gustavo Ioschpe, economista especializado em educação, a ser lançado no dia. O livro é uma coletânea de artigos publicados entre 2006 e 2012 na revista "Veja".
"A discussão sobre educação no Brasil ainda é muito pontuada por achismos e ideologia e pouco focada em evidências empíricas sobre o que funciona", diz Ioschpe.
Lançando mão de estatísticas (nacionais e comparativas entre países), evidências empíricas e sua própria experiência na área, Ioschpe tenta desconstruir teses que considera erradas e que, segundo ele, têm se consolidado como verdades.
Entram nessa lista a bandeira de que se investe pouco em educação no país. O autor acredita que o maior problema não é o total dos gastos, mas sua má distribuição (concentrada no ensino público superior) e gestão (faltam investimentos para atacar deficiências básicas de infraestrutura).
Outra ideia que considera equivocada é a de que o professor é um coitado. Segundo Ioschpe, os dados mostram que os docentes, em média, não têm jornada de trabalho "massacrante", não estão acuados pela violência e têm salários compatíveis com sua formação e trabalho.
O foco nesses temas desvia, na opinião do autor, a atenção de questões importantes, como a realocação de recursos da universidade para a educação fundamental e a melhora de cursos de capacitação.
Ioschpe defende a divulgação mais disseminada de resultados de exames como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como forma de reduzir o desconhecimento dos país em relação à qualidade do ensino.
"Isso deve ajudar a reduzir a apatia das pessoas em relação à qualidade ruim do ensino no país", afirma o autor.
O QUE O BRASIL QUER SER QUANDO CRESCER?
AUTOR Gustavo Ioschpe
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 29,90 (256 págs.)
LANÇAMENTO dia 28/11, às 19h
ONDE Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel.: 0/xx/11/3170-4033)

Nenhum comentário:

Postar um comentário