10 de novembro de 2012

Escritor Philip Roth anuncia aposentadoria



O norte-americano, 79, afirmou a revista francesa que "Nêmesis" foi seu último livro
DE SÃO PAULO, Folha de S.Paulo, 10/11/2012
Reconhecido como um dos mais importantes escritores em atividade, Philip Roth, 79, anunciou que está encerrando sua carreira literária.
"Terminei", disse ele à revista francesa "Les Inrockuptibles", que o entrevistou pelo lançamento na França, em outubro, do romance "Nêmesis" -que, com isso, se tornaria seu último livro.
A declaração repercutiu na internet após a revista eletrônica americana "Salon" confirmar ontem, com a Houghton Mifflin, editora de Roth nos EUA, que ele de fato está se aposentando, após mais de 30 livros publicados.
A "Les Inrockuptibles" é uma publicação pouco lida fora da França, e a "Salon" foi o primeiro site a se dar conta da notícia -que, segundo afirma o editor-executivo do site, David Daley, foi traduzida com o auxílio de um programa de internet.
No Brasil, "Nêmesis", de 2010, foi lançado no ano passado, pela Companhia das Letras, que editou no país outros 18 títulos do autor.
Roth diz que agora quer trabalhar na sua biografia.
"Emendei um livro no outro, mas não escrevo nada há três anos. Preferi trabalhar nos meus arquivos para enviá-los ao meu biógrafo. Não quero escrever minhas memórias, mas quis que ele tivesse material para seu livro antes da minha morte. Se morro sem deixar nada, por onde ele vai começar?"
Na "Les Inrockuptibles", Roth faz uma avaliação positiva de sua produção. "Fiz o melhor que pude com aquilo que tinha", concluiu ele, que disse ter relido sua obra, dos livros mais novos para os mais antigos, há cinco anos.
"Queria ver se tinha desperdiçado meu tempo escrevendo. E acho que fui relativamente bem-sucedido."
O autor, que no ano passado ganhou o International Booker Prize e, neste ano, o Príncipe de Astúrias, ambos pelo conjunto da obra, disse que, após esse balanço, decidiu que "chega de ficção".

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário