14 de novembro de 2012

Indiano vence Wise Prize for Education com ONG que alfabetiza e ensina matemática


Doha (Catar) - O indiano Madhav Chavan, de 58 anos, um dos fundadores da ONG Pratham, venceu ontem o Wise Prize for Education, uma espécie de prêmio nobel da Educação. O anúncio foi feito durante a abertura da quarta edição do World Innovation Summit for Education (Wise 2012), em Doha, no Catar. A ONG de Chavan alfabetiza, ensina matemática e ainda oferece aulas de reforço para crianças e jovens carentes em 17 dos 28 estados da Índia, e já teve o trabalho replicado para outros países da Ásia e da África. O prêmio é de US$ 500 mil dólares.
— Cerca de 25 anos atrás, eu vi que era necessário um novo pensamento para melhorar a vida de milhões de desfavorecidos do meu país — disse Chavan, que recebeu o prêmio das mãos do emir do Catar, o xeque Hamad bin Khalifa Al-Thani. --- Este prêmio é um marco importante que me faz lembrar o quanto ainda precisa ser feito.
Professor de Química, Chavan passou alguns anos nos Estados Unidos e voltou à Índia em 1986. A partir de 1994, com o apoio da Unicef e usando a infra-estrutura do governo, ele buscou voluntários e criou um sistema de baixo custo para alfabetizar criancas que viviam nas favelas de Mumbai. Com o passar do anos, comecou a oferecer aulas de reforço, formação profissional e ainda programas especiais para crianças vulneráveis. Seu lema é: "Toda criança na escola e aprendendo bem".
— Madhav Chavan serve como inspiração. Sua história combina a paixão de um empreendedor social com a paciência e método de cientista — disse o sheik Abdulla bin Ali Al-Thani, ao anunciar o vencedor.
Durante a coletiva de imprensa, Chavan disse estar "contente com o reconhecimento do trabalho" e contou que atende crianças a partir dos três anos, além de ensinar a ler e a escrever jovens que abandonaram a escola sem conseguir se alfabetizar:
— Me agrada o fato do prêmio contribuir para que se discuta mais os problemas da Ásia e do Hemisfério Sul.
Nesta edição do Wise, que até amanhã reúne representantes de mais de 100 países e tem como tema "Collaborating for change", a sheika Moza bint Nasser, que preside a Fundação Qatar, discursou na abertura da cúpula e lembrou as 61 milhões de crianças em todo o mundo que não têm acesso à educação básica. Dessas, 28 milhões vivem em áreas de conflito.
— Os países podem optar por construir um futuro coletivo — disse a sheika. — A colaboração é necessária para combater o analfabetismo.
*A repórter viajou a convite da Fundação Catar

Nenhum comentário:

Postar um comentário