21 de novembro de 2012

Violencia contra jovems negros


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu, nesta quarta-feira (20/11), em audiência pública, medidas para combater a violência contra jovens negros no Brasil. A senadora Ana Rita (PT-ES), vice-presidenta da CDH, participou e ressaltou o quadro chocante de violência que assola a juventude capixaba.
“O Espírito Santo é o segundo Estado do País com maior taxa de homicídios de jovens, segundo o Mapa da Violência 2012”, disse. No Estado a taxa de homicídios de negros está em 63,2 mortes por 100 mil habitantes enquanto a de brancos é de 17,1.
Segundo Ana Rita, a concentração dos homicídios de jovens nas regiões periféricas indica a falta de políticas públicas que promovam a dignidade desta parcela da população.
A senadora Ana Rita fará, esta semana, pronunciamento destacando a violência contra a juventude negra e saudando o Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695.
Na CDH, a senadora defendeu que são necessárias políticas articuladas e integradas para enfrentar a violência. Ela, também, disse que o Poder Legislativo tem o seu papel no combate à violência que é fiscalizar as ações.
O Mapa da Violência de 2012 mostra que a taxa de assassinatos de jovens no Espírito Santo é de 33,8 homicídios para 100 mil habitantes.
No Estudo, Alagoas, com taxa de 34,8 assassinatos por 100 mil habitantes, ocupa a primeira colocação e a Bahia a terceira, com índice de 23,8.
Dados do Núcleo de Estudos Sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos (Nevi) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) apontam que no Estado foram registrados 1.725 homicídios no ano passado.
“Do total 899 eram jovens de 15 a 29 anos, o que indica o extermínio dos nossos jovens”, afirmou a senadora. Conforme Ana Rita, 80% dos assassinatos tem como principal vítima a juventude negra.
A Região Metropolitana da Grande Vitória, revela o Mapa da Violência 2012, é a quarta do País em taxa de homicídios, com taxa de 68,6 mortes por grupo de 100 mil habitantes.
Vitória é a terceira Capital mais violenta do Brasil e registra 67,1 homicídios por 100 mil habitantes. Entre as pessoas com idade entre 15 e 24 anos, o Espírito Santo apresenta taxa de 116.7 mortes por 100 mil habitantes.
Audiência - Participam do debate Rurany Ester Silva, assessora do Departamento de Vigilância e Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, do Ministério da Saúde; Marivaldo de Castro, secretário de Assuntos Legislativos, do Ministério da Justiça; Mário Theodoro, secretário executivo da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) e Severine Macedo, secretária nacional de  Juventude, entre outros. A CDH é presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Adriana Miranda – assessoria de comunicação e imprensa do mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário