7 de março de 2014

BID, primeira organização latino-americana a criar cursos MOOC via edX

06/03/2014

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou hoje que vai começar a oferecer cursos de desenvolvimento social e econômico por meio da edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O BID torna-se a primeira organização especializada na América Latina e no Caribe a criar cursos através da plataforma de ensino on-line altamente respeitável e inovadora. 

Ao aderir ao edX, o BID ampliará sua linha de ofertas de cursos on-line e presenciais sobre questões de desenvolvimento para um público muito mais amplo de funcionários públicos, partes envolvidas em políticas e outros na região e no exterior. 
A plataforma do BID será chamada IDBX e estará disponível em edX.org
“Estamos extremamente felizes por unirmos forças com o edX. Nossa parceria é natural, em que o BID compartilha sua experiência e conhecimento sobre questões de desenvolvimento e o edX sua experiência na oferta de cursos através de plataforma de software livre de última geração e tão utilizada”, disse Federico Basañes, Gerente de Conhecimento e Aprendizagem do BID
“Temos o prazer de dar as boas-vindas ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na comunidade edX”, disse Anant Agarwal, presidente do edX. “Apoiamos o trabalho do BID para melhorar a vida das pessoas nos países em desenvolvimento. Trabalhando com o BID, estamos ansiosos pela criação de cursos de alta qualidade on-line que envolverão e desafiarão milhões de alunos em todo o mundo.” 
Os primeiros cursos abertos, on-line e em massa (MOOCs) do BID a serem oferecidos através do edX incluem “Gestão para resultados de desenvolvimento nos governos subnacionais” e “Melhor previdência, melhores empregos”, ambos com ênfase na América Latina e no Caribe. Inicialmente, esses cursos serão oferecidos em espanhol. Especialistas do BID estão elaborando a maioria dos cursos, mas outros serão desenvolvidos em parceria com as principais universidades das Américas. 
Até o momento, o BID treinou funcionários públicos através do Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES), fundado em 1994. O INDES oferece cursos on-line e presenciais altamente classificados, bem como recursos educacionais abertos que visam reforçar as competências e capacidades dos funcionários públicos e outros principais envolvidos. Esta é a primeira vez que o Banco oferecerá MOOCs, um espaço em que o BID continuará a investir ao longo do tempo. 
O edX é uma empresa sem fins lucrativos que oferece cursos on-line de 38 universidades e seis organizações líderes de todo o mundo. O edX está concentrado em transformar a aprendizagem on-line e no campus através de metodologias inovadoras, experiências semelhantes a jogos e pesquisas de ponta em uma plataforma de software livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário