3 de novembro de 2012

Colégio precisa compreender a fonte de desinteresse do aluno, Roseli Fischmann


concordo com Roseli!

CONTROLAR QUEM ESTÁ PRESENTE PELO CHIP SINALIZA FALÊNCIA DA CAPACIDADE DE DIÁLOGO E RENÚNCIA DO PAPEL EDUCATIVO
ROSELI FISCHMANN
ESPECIAL PARA A FOLHA, 3/1//2012

Acossadas entre as responsabilidades tradicionais e a dificuldade de acompanhar os apelos das inovações digitais e da vida, as escolas buscam caminhos que prendam seus alunos à sala de aula.
Manter o estudante presente e interessado no conteúdo é um dos maiores desafios.
Neste contexto, o uso de um chip apresenta-se como solução imediata e facilmente aplicável. E que pode, a curto prazo, aparentar resultados, como aumento da presença do estudante.
Mas, por outro lado, a opção traz uma metáfora inevitável: a tornozeleira eletrônica para detentos.
Equiparar a escola às prisões já foi tema em autores como Erving Goffman e Michel Foucault, indicando mecanismos de controle e punição que substituem o processo educativo que se esperaria da instituição.
O desenvolvimento da autonomia é objetivo fundamental da educação, contrapondo-se à heteronomia.
Autonomia implica assumir decisões e responsabilidades, é condição para a ética e cidadania. Já heteronomia é base de submissão e falta de compromisso -se outro comanda, quem age não se tem como responsável, apenas cumpre ordens.
Controlar quem está presente pelo chip sinaliza falência da capacidade de diálogo e renúncia do papel educativo, privando adolescentes de seu direito à educação plena e de serem formados para seus deveres, consciente e livremente. A "responsabilidade" passa a ser de um agente externo sequer dotado de humanidade.
O caminho é buscar compreender a fonte do desinteresse dos alunos e o que os afugenta. Encarando suas próprias mazelas, cada escola pode reinventar-se a partir de suas melhores possibilidades.
      FRASES

      "[Isso] é dizer ao pai: 'A responsabilidade também é sua. [...] Só quem vive [o dia a dia da escola] é que entende a importância disso. Não há invasão de privacidade, o pai é que fica tranquilo"
      -
      "Como pai, sou totalmente favorável [ao monitoramento com chip]. Como sociólogo, vejo alguns problemas. Tem que ver se não haverá constrangimento [ao aluno]"
      -
      "Chega a ser um pouco humilhante [ser monitorado por um chip no uniforme], mas é um preço a se pagar"
      -
      "Essa juventude de hoje é difícil. Eu achei bom [o sistema], porque você fica mais tranquila"
      -
      "Só estamos usando a tecnologia para ter uma solução instantânea"

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário