13 de novembro de 2012

Jovens da Holanda são condenados por 'crime do Facebook'


    FOLHA DE S.PAULO, 13/11/2012

Dois adolescentes de 16 e 18 anos encomendaram o assassinato de rival, uma garota de 15, utilizando a rede
Sentença determina que dupla passará 2 anos em centro para menores e outros 3 anos em centro psiquátrico
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Dois adolescentes holandeses foram condenados ontem por terem encomendado o assassinato de uma garota de 15 anos por causa de uma discussão ocorrida por meio do Facebook.
O caso, que chocou a Holanda e ficou conhecido como o "o crime do Facebook", gerou controvérsia sobre o papel das redes sociais na violência.
Os condenados, Polly W. e Wesley C., são uma adolescente de 16 anos e o ex-namorado dela, de 18.
Conforme a sentença de um tribunal da cidade de Arnhem, os dois passarão dois anos em um centro de detenção de menores e, depois, mais três anos mais em uma instituição psiquiátrica.
Segundo o processo, as duas adolescentes trocaram insultos sobre suas vidas sexuais durante semanas, no Facebook.
O casal, então, também via Facebook, contratou um quarto adolescente, que tinha à época 14 anos, para matar a vítima por € 100.
O homicídio aconteceu em janeiro passado, na casa da vítima, Joyce Winsei Hau, esfaqueada à morte. O pai, que tentava protegê-la, também foi ferido e morreu no hospital cinco dias depois.
JULGAMENTO
O assassino foi condenado em setembro passado a um ano de prisão em um centro para menores -a pena máxima para sua idade, no país.
Os julgamentos na Holanda envolvendo menores costumam ocorrer a portas fechadas, mas o do adolescente aconteceu publicamente porque os juízes argumentaram que era do interesse da sociedade saber os detalhes.
No caso de Polly, o julgamento não foi aberto em razão de relatórios apresentados por um psicólogo e um psiquiatra. Os três réus foram julgados como adolescentes, e não como adultos, como queria a acusação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário