15 de novembro de 2012

Violencia contra a mulher


14/11 – SPM e parceiros lançam campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha”, no Pará

Data: 14/11/2012
 Campanha pretende dar celeridade aos julgamentos de processos de violência contra a mulher. Pará é o terceiro estado a receber lançamento regional
O estado do Pará vai receber, na próxima segunda-feira (19/11), o lançamento regional do da campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – a Lei é mais forte” (http://www.brasil.gov.br/compromissoeatitude). O evento faz parte da mobilização nacional em prol da aplicação correta e célere da lei 11.340/2006. A campanha é promovida pelo governo federal, por intermédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e do Ministério da Justiça (MJ), em parceria com o sistema brasileiro de justiça.
A campanha objetiva mobilizar e sensibilizar os operadores do Direito para a compreensão da magnitude do fenômeno e a importância do enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres.
A diretora da Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM-PR, Ana Teresa Iamarino, fará a abertura do evento e participará do painel sobre entidades de apoio à mulher. Haverá, ainda, uma palestra sobre “Violência doméstica e familiar e Sistema de Justiça Criminal” e outros painéis sobre “Poder Judiciário Estadual, Ministério Público e Defensoria Pública” e “Governo do Estado do Pará”.
Parceiros - São instituições parceiras da Compromisso e Atitude a SPM, o MJ, o Colégio Permanente dos Presidentes dos Tribunais de Justiça, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça, o Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais e o Conselho Nacional do Ministério Público.
Mapa da Violência - Segundo o Mapa da Violência 2012, feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), o Pará está na quarta posição no assassinato de mulheres em todo o país. Os estados que mais somaram esse tipo de crime, segundo o Mapa da Violência 2012, estão recebendo os lançamentos regionais.
Lançamentos regionais – A campanha “Compromisso e Atitude” foi lançada nacionalmente em agosto passado, durante a comemoração dos seis anos da Lei Maria da Penha.  O Espírito Santo foi o primeiro estado a ter um lançamento regional da campanha, no dia 24 de agosto, por ocupar a primeira posição no assassinato de mulheres. Em Alagoas, o evento ocorreu no dia 12 de novembro. A campanha terá lançamentos no Centro-Oeste, em Mato Grosso do Sul, no dia sete de dezembro, e, no Sul, no Paraná em 14 de dezembro.

Lançamento regional Norte da campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais Forte”, no Pará
Data: 19 de novembro de 2012 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Doutor Freitas, S/N) – Belém/PA
 
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário