9 de outubro de 2011

Professor pode fazer denúncia por telefone :Violencias nas escolas


09 de outubro de 2011
Educação no Brasil | Gazeta do Povo | Saúde | PR

Um disque-denúncia criado em Minas Gerais para receber queixas de professores que foram vítimas de violência registra, em média, uma denúncia a cada três dias. Criado em fevereiro pelo Sinpro-MG (sindicato dos professores da rede particular), o 0800 recebeu, até setembro, 83 ligações. Segundo o sindicato, o serviço é o único do tipo no país. Ainda de acordo com a entidade, 43 ligações partiram de professores da rede pública e 40, da rede privada.
O presidente do Sinpro-MG, Gilson Reis, estima que o número de casos de violência seja ainda maior. Para ele, docentes da rede privada têm medo de denunciar abusos porque podem ser demitidos. Nos estabelecimentos particulares, ameaça, intimidação, agressão verbal e assédio moral são as queixas mais comuns. Houve também dois relatos de violência física e um professor denunciou a existência de tráfico de drogas na escola.
Para Reis, é importante que os professores denunciem agressões nos primeiros estágios. No ano passado, um aluno matou um professor universitário em Belo Horizonte. Ele iniciou com a intimidação, depois houve a agressão verbal e chegou ao limite, o que poderia ter sido evitado , diz. Na maioria dos casos, o autor da violência foi um aluno.
As queixas de docentes da rede privada são acompanhadas com o professor, levadas à direção da escola ou comunicadas à polícia. Na rede pública, os casos são comunicados à Secretaria Estadual de Educação ou à Secretaria de Direitos da Cidadania do município. Em Minas, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800-7703035.

Nenhum comentário:

Postar um comentário