29 de maio de 2012

RIO+20 FHC vê 'falta de urgência' em debates sobre cúpula



Ex-presidente fez crítica ao estado atual de negociações no 'Guardian'
Junto com ex-premiê da Noruega, ele afirma que consenso distante está desafiando o otimismo de líderes como ele
DE SÃO PAULO
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu unir sua voz ao coro dos descontentes com as perspectivas pouco animadoras da Rio+20, a cúpula ambiental da ONU que acontece no mês que vem no Rio de Janeiro.
Em artigo no jornal britânico "Guardian", assinado em parceria com a ex-primeira-ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland, considerada a criadora do conceito de desenvolvimento sustentável, o ex-presidente critica a falta de progresso das negociações até agora.
"Faz muito tempo que estamos envolvidos com a vida pública. Sabemos que a mudança precisa de tempo para acontecer. Mas até o nosso otimismo está sendo seriamente testado pela falta de urgência nos preparativos para a Rio+20", escreve a dupla.
"Essa situação nos preocupa profundamente. O sucesso -ou fracasso- no Rio terá enormes repercussões, definirá as aspirações de 3,5 bilhões de jovens e moldará o mundo que estamos deixando para futuras gerações", advertem FHC e Brundtland.
No artigo, os dois defendem o estabelecimento de metas claras na conferência e afirmam apoiar a criação de um conselho de desenvolvimento sustentável "forte" no âmbito da ONU para implementar essas metas.
FHC e Brundtland dizem também que é preciso enfrentar a pobreza para haver progresso ambiental.
Ambos são membros do grupo "Elders" ("Anciões", em inglês), formado por estadistas sêniores do mundo todo, como o ex-presidente americano Jimmy Carter e o arcebispo anglicano Desmond Tutu, da África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário