23 de novembro de 2012

Computador por aluno esbarra na falta de estrutura

Gazeta do Povo, 23/11/2012

Problemas de conexão e manutenção comprometem programa federal que leva laptops para estudantes de escolas públicas
Baixa qualidade da conexão de banda larga, dificuldades com manutenção de computadores e falta de capacitação de professores são os principais empecilhos para o efetivo funcionamento do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), do governo federal. No Paraná, 17 escolas e instituições de 12 municípios são beneficiadas, seis na zona rural. A cidade com maior cobertura é Santa Cecília do Pavão, no Norte do estado. Lá, todas as quatro escolas estão inseridas no programa, em um total de 1.195 computadores disponibilizados. Viabilizado para promover a inclusão digital, o projeto atende hoje 510 escolas públicas brasileiras. A maior parte em Pernambuco (58 instituições). Por meio do projeto, cada estudante tem um computador pessoal. Em algumas escolas, os alunos levam os laptops para casa.
Em Santa Cecília do Pavão, o maior problema é a falta de assistência técnica. O diretor do Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, Élio Francioli, diz que a escola recebeu 595 laptops, mas cerca de 10% já foram descartados porque estão danificados e não há peças para o conserto tampouco local para encaminhar os computadores.
Para ele, apesar do problema, o resultado do projeto é positivo porque a população começou a ter acesso a internet, já que as crianças levam os computadores para casa. Houve avanço na inclusão digital para famílias e crianças de baixo poder aquisitivo , diz.
Outra escola beneficiada no Paraná é o Colégio Gottlieb Muller, em Curitiba, com 680 alunos. O diretor Hugo Rempel diz que a baixa velocidade da internet é uma dificuldade, mas isso está sendo solucionado. Os professores recebem treinamento oferecido pela Universidade Federal do Paraná e aprendem a lidar com os laptos ao mesmo tempo em que as usam em sala de aula. Os professores que têm mais facilidade com a informática vão mais adiante que os outros na utilização dos computadores , diz.
Histórico
O Prouca foi lançado em 2007 pelo governo federal em cinco escolas públicas de São Paulo, Porto Alegre, Palmas (TO), Piraí (RJ) e Brasília. Na segunda fase, iniciada em 2010, o programa foi disseminado para outras cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário