11 de janeiro de 2012

Ensino medio: No Distrito Federal, 69% concluem o ensino médio


11 de janeiro de 2012
Educação e Ciências | Valor Econômico | Brasil | BR

Rodrigo Pedroso
A evasão escolar do ensino médio em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Minas Gerais está próxima a 50%. De acordo com o estudo Presença do Estado no Brasil, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado ontem, esses Estados, que figuram entre os mais ricos da federação, estão com as taxas mais baixas do país.
Segundo o levantamento, da população com faixa etária entre 15 e 17 anos, 45,6% deixaram de cursar o ensino médio em São Paulo, mesmo número do Rio de Janeiro, o nono colocado. No Paraná, a evasão era de 45,5%; na Bahia, de 48,7%; e em Minas Gerais, de 46,9%. O Estado com menor evasão é o Distrito Federal, com 31,2%, enquanto a maior porcentagem de desistências está em Rondônia: 68,4%. Os cálculos têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009.
O estudo do Ipea aponta que uma das principais causas da evasão do ensino médio brasileiro é a alta taxa de reprovação no ensino fundamental, que retarda a entrada dos alunos na fase seguinte do ensino.
Além disso, alunos de famílias de baixa renda contribuem para o fenômeno. Os sete Estados com maiores índices de desistência são da região Norte, e todos com taxas acima de 60%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário