11 de janeiro de 2012

Mapa da Violencia 2012: Líder em homicídios, Alagoas tem 13,8% das delegacias interditadas



10 de janeiro de 2012  21h59 •, Terra


Na delegacia da cidade de Palmeira dos Índios os funcionários trabalhavam de máscaras. Foto: Divulgação
Na delegacia da cidade de Palmeira dos Índios os funcionários trabalhavam de máscaras
Foto: DivulgaçãoODILON RIOS

Direto de Maceió
Apesar de liderar os índices de homicídios no Brasil (segundo os dados do Ministério da Justiça), Alagoas é o 17º Estado no Brasil em quantidade de delegacias e o oitavo no ranking nordestino. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que ainda apontou que 13,8% das delegacias do Estado estão em situação decadente.
Pelo estudo - que avaliou a presença do Estado no Brasil nas áreas de saúde, educação, transporte, trabalho e segurança - Alagoas, o segundo menor Estado brasileiro em território, possui 94 delegacias. No Nordeste, só ganha de Sergipe, o menor Estado da Federação, com 75 delegacias.
Nesta terça-feira, Alagoas perdeu mais uma delegacia. O juiz titular da cidade de Cajueiro, zona da mata alagoana, Geneir Marques de Carvalho Filho, determinou a interdição total da delegacia de Polícia Civil do município. "As estruturas elétricas, hidráulicas e sanitárias não estão em bom estado de conservação, fato corroborado pelas fotos do local, as quais se assemelham aos relatos diários que são noticiados nos programas de informação jornalística, quanto ao estado de casas e prédios após enchentes que vêm assolando algumas regiões do Brasil", disse o juiz na decisão.
"Não se tolera que o Estado continue a perpetrar um descaso que já dura algum tempo, pois é fácil perceber a insalubridade do prédio e a falta de compromisso do ente público com a cadeia municipal de Cajueiro", disse.
A interdição foi baseada em laudo técnico e relatos do delegado do município, que chegou a providenciar uma escora de emergência para evitar que o teto cedesse.
Em dezembro, a delegacia da cidade de Palmeira dos Índios, no agreste alagoano, também foi interditada. Além dos banheiros destruídos, havia um excesso lixo, que fazia os funcionários trabalharem com máscaras por causa do mau cheiro e do risco de contaminação. O relatório do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol) aponta que 13 delegacias no Estado estão em condições semelhantes.
Nesta terça-feira, o novo diretor Geral da Polícia Civil, José Edson, prometeu melhorias nas condições das delegacias e apoio do Governo Federal nas reformas.
Delegacias no País
Na distribuição matemática de delegacias no Nordeste, a Bahia tem o maior número de unidades, são 406, seguida pelo Piauí (222) , Paraíba (210), Pernambuco (185), Maranhão (179), Rio Grande do Norte (107), Ceará (103), Alagoas (94) e Sergipe (75).
Em 14 de dezembro o Instituto Sangari, que trabalhou em parceria com o Ministério da Justiça, divulgou relatório mostrando que Alagoas lidera a taxa de homicídios no País. De acordo com o estudo, 66,8 pessoas foram assassinadas, em 2010, para cada 100 mil habitantes. Em 2009, eram 59,9. Já no Brasil, no mesmo período, a taxa foi reduzida de 27 para 26,2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário