12 de janeiro de 2012

ONU divulga primeira lista de metas para conferência Rio+20


DE SÃO PAULO - A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou o primeiro rascunho das propostas para a conferência Rio+20. São dez objetivos principais para conter o aquecimento global e construir uma sociedade mais sustentável e ambientalmente responsável.
Parâmetros e normas de consumo e produção, geração de energia limpa e produção de alimentos devem marcar o encontro, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro, marcando o aniversário de 20 anos da realização da conferência Eco-92. Na época, vieram ao Brasil mais de 190 chefes de Estado para debater a questão climática mundial.
Na Eco-92, os representantes assinaram acordos legalmente vinculantes. No novo encontro, porém, a situação será diferente. Os países irão voluntariamente definir suas próprias metas.
O documento da ONU, batizado de "O Futuro que Queremos", faz parte das negociações entre os países, organizações não governamentais, agências internacionais e grupos políticos.
Segundo a ONU, ele é o resultado da combinação das "sugestões, ideias e comentários" das mais de 600 propostas enviadas de todas as partes do mundo para a organização.
Compiladas em 19 páginas, as propostas falam também da proteção dos oceanos, acesso à água, prevenção de desastres naturais, agricultura sustentável, economia verde e cidades sustentáveis.
A Rio+20 deve atrair muitos políticos e celebridades, mas não deve ter a mesma expressão da conferência anterior. Nomes de peso, como o primeiro-ministro britânico David Cameron, já avisaram que não comparecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário