19 de janeiro de 2012

União por mais respeito na escola


19 de janeiro de 2012
Unesco | Correio do Povo - RS | Editorial | RS
Agora, a iniciativa oficial para fazer com que a escola seja um espaço de uma convivência pacífica ganhou ares de questão internacional. Um acordo foi firmado entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os Estados Unidos e o Brasil e teve seu lançamento nesta quarta-feira, na França. Trata-se do projeto Ensinando o Respeito para Todos, cujas diferentes formatações nos países participantes deverão ter como ponto em comum o respeito ao ser humano.
Esse processo de integração e atuação surge com uma previsão de duração de três anos. Nesse período, será incentivada a aplicação de currículos que tenham como foco principal um convívio harmonioso dentro do espaço escolar. Em verdade, um ambiente saudável é fundamental não apenas para evitar conflitos individuais e coletivos, mas, sobretudo, para garantir condições essenciais para que o aprendizado ocorra.
Os recursos para implantação do programa virão de fundos geridos pelos Estados Unidos e o gerenciamento de sua aplicação será feito pela Unesco. As escolas terão dotação privilegiada porque exercem, mesmo com deficiências, um papel integrador que soma na luta contra a discriminação racial e étnica. A valorização da dignidade do outro será estimulada e constará expressamente dos conteúdos a serem ministrados. As melhores práticas serão premiadas e reconhecidas como exemplo a ser seguido.
O lançamento do projeto foi prestigiado pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, pela secretária adjunta para Organismos Internacionais do Departamento de Estado dos EUA, Esther Brimmer, e pelo secretário-executivo da Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Mário Theodoro Lisbôa. Todos estão unidos na luta por uma educação que dissemine valores positivos e previna conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário