Infográfico do iG inspira obra de arte
Artista exibe instalação em Nova York baseada em mídia interativa que permite ao internauta comandar bateria de escola de samba
Priscila Bessa, iG Rio de Janeiro | 19/05/2011 08:00Após três semanas compondo, sincronizando sons e montando uma estrutura que conta com nove caixas de som, Lucas Werthein, de 26 anos, está pronto para levar samba e interatividade para o público nova-iorquino. O carioca, que vive em Nova York há dois anos e meio, inaugura nesta quinta-feira (19) a instalação Samba Surdo, na Astor Row Gallery, no Brooklyn. A inspiração para o projeto, entretanto, veio do Brasil.
“Um amigo me mandou o link do infográfico tão bem elaborado pelo iG. Tinha milhares de recomendações no Facebook”, diz Lucas, se referindo ao dispositivo publicado em fevereiro e que permite ao usuário experimentar como comandar uma bateria de escola de samba. Empolgado com a ferramenta, o artista eletrônico decidiu ampliar a experiência propondo um novo formato.
“Quis levar um pouco adiante a proposta e fazer isso nos Estados Unidos de uma maneira física. Dar às pessoas que não são tão familiarizadas com o samba a oportunidade de entrar num espaço e conseguir alterar o som, decidir e entender. Ter um pouco mais de conhecimento de como o samba é produzido através dos movimentos do corpo. É assim que a instalação funciona”, afirma Lucas.
Os visitantes podem interagir com a obra conforme se aproximam das caixas de som
Ao se aproximar das caixas de som, o usuário pode decidir qual instrumento quer ouvir. Se estiver em grupo, a experiência pode ser diferente. “Dá para fazer uma brincadeira de colaboração se tiver mais pessoas no círculo”, diz o artista, que acredita ser possível transmitir um pouco da energia e emoção que existe no carnaval, especialmente na Avenida.
Agora, Lucas aguarda a repercussão do novo projeto para poder levar a instalação para outros países, incluindo o Brasil.
IG
A instalação é incrível. Grande artista.
ResponderExcluirEle é o cara!!!!