17 de maio de 2012

Ministro de Educação criará avaliação pedagógica para crianças



RIO - Em evento ontem no Rio de Janeiro, o ministro da Educação Aloizio Mercadante, anunciou que sua pasta criará em breve uma prova nacional para medir o grau de alfabetização de crianças de 7 e de 8 anos.
Segundo o ministro, o estudo prova que é preciso investir na criação de mais na creche e no ensino fundamental.
— Precisamos evitar que o ensino médio continue sendo um nó na educação. Todo estudante mal alfabetizado acaba emperrando nessa fase da vida escolar. Vamos criar uma prova nacional para medir o grau de alfabetização de crianças de 7 e de 8 anos. Será uma metodologia de avaliação pedagógica diferenciada para esses alunos — explicou Mercadante.
Para o ministro, a garantia de alfabetização na idade correta, até 8 anos, é a grande prioridade da sua gestão:
— O exame será para todas as crianças. Tem custo? Tem. Mas é muito menor que o da ignorância.
Ele comentou ainda os dados do Inep, que mostram um aumento da taxa de reprovação no ensino médio, em 2011. De acordo com o estudo, a taxa de 13,1% é a maior desde 1999. Segundo Mercadante, a troca de governos pode ter influenciado nos números:
— Esses dados sempre oscilam. Além disso, é preciso analisar com mais profundidade para entender o que houve. Mas, acho que uma das causas para o aumento da taxa pode ter sido a troca dos governos estaduais no ano passado — acrescentou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário