11 de junho de 2014

Presidente da SBPC elenca campos de atuação em que o Brasil é líder em produção de conhecimento


Palestra foi realizada a Reunião Regional da SBPC no Parque Tecnológico de São José dos Campos


Um país voltado para a produção de conhecimento científico para áreas específicas, mas importantes para o desenvolvimento nacional. Foi este o panorama traçado pela presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, na última quinta-feira (5). Em palestra durante a Reunião Regional da SBPC no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), a dirigente elencou os ramos do conhecimento mais fortes do Brasil.

Segundo Nader, as pesquisas nacionais são voltadas, basicamente, para três eixos: agricultura, ecologia e doenças infecciosas. "O Brasil é líder mundial em trabalhos relacionados a açúcar, café e laranja. A pecuária produz 33% dos embriões bovinos do mundo. A pesquisa nestas áreas é cada vez maior e coloca o Brasil em uma boa posição para abordar as preocupações globais com a segurança alimentar, mudanças climáticas e conservação ambiental", disse.

Além destas, Helena Nader coloca outras áreas como de destaque no cenário nacional. O setor aeroespacial, a automação (bancos e eleições), biocombustíveis, celulose e indústria de papel, saúde pública e exploração de petróleo em águas profundas também têm papel importante na construção de conhecimento produzido no Brasil.

Gargalos
Entretanto, o Brasil ainda batalha para se tornar mais competitivo no mercado global. O estudo The Global Innovation Index 2013 apontou o País apenas na 64ª posição em um ranking mundial de cem países no quesito inovação. A presidente da SBPC defende reformas estruturais para superar esta barreira, entre elas a reforma do arcabouço legal para CT&I e o aumento dos investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Ensino
A criação de novas universidades pelo Brasil, tanto federais quanto estaduais, são apontadas por Helena Nader como propulsoras da disseminação do conhecimento, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. A mandatária da SBPC, entretanto, alerta que também é preciso investir no ensino técnico. "O País também precisa de técnicos", cobrou.

(Agência Gestão CT&I, com informações da SBPC)

(Jornal do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário