10 de junho de 2014

OECD: Abismo na educação ainda separa Brasil e países ricos

Fatia da população que completou o ensino médio segue baixa, mostra OCDE
Estudo divulgado ontem mostra que a jornada de trabalho no país é alta; renda é baixa pois segue a produtividade
RICARDO MIOTODE SÃO PAULO, Folha de S.Paulo, 10/6/2014


O brasileiro trabalha mais do que a média dos habitantes dos países ricos, mas é mais pobre do que todos.
A explicação: o brasileiro trabalha, trabalha e no final produz pouco, pois é pouco instruído. Ou seja, seu suor não agrega muito à economia.
Um novo estudo da OCDE, espécie de clube dos países ricos, mostra que, apesar do zum-zum-zum "Brasil potência" da última década, o país ainda tem muito chão a percorrer antes de se comparar com o primeiro mundo.
Aqui, apenas 43% dos adultos entre 25 e 64 anos possuem o equivalente ao diploma de ensino médio. É muito menos do que a média da OCDE (75%). É bem menos do que o nosso vizinho Chile (72%).
A tristeza é que a situação não está melhorando muito: entre os jovens de 25 a 34 anos, apenas 57% terminaram o segundo grau, ante 82% na comparação internacional.
Além disso, o país é o que tem o pior desempenho no Pisa, o exame internacional que compara o desempenho acadêmico de alunos de 15 anos, entre os 36 países analisados pela OCDE.
A nota média brasileira é 406, menor do que a média da OCDE (497) e muito atrás da elite mundial, como Finlândia (529) e Japão (538).
TEMPO DE TRABALHO
Apesar de ser, dos 36 países avaliados, o que tem a pior renda per capita, o Brasil fica em 11º no número de trabalhadores com jornadas semanais de mais de 50 horas (11% do total).
Ou seja, não é uma questão de quantidade de jornada de trabalho, mas de qualidade. (Vale lembrar que, apesar de ser a sétima maior economia em valores absolutos, em valores per capita e contando todos os países o Brasil fica apenas com o 79º lugar.)
O Brasil tem ainda a penúltima pior expectativa de vida (73 anos, ante 80 na média da OCDE; ganha apenas da Rússia) e os piores indicadores de segurança pública.
Os dados fazem parte do estudo "Índice para uma vida melhor", que compara as nações. A edição 2014 foi lançada nesta segunda (9).
Apesar de tudo isso, chama a atenção que o país tem a 13ª melhor taxa de satisfação com a vida. Muito melhor do que a Espanha e a Alemanha, por exemplo.
"Muitos países latino-americanos têm níveis elevados de satisfação com a vida. As causas seguem sendo muito debatidas. Pode ter relação com o modo como as pessoas expressam suas emoções e sentimentos ou sobre como se relacionam", afirma Anthony Gooch, diretor de comunicação da OCDE.

Brasileiro produz menos que habitante de países ricos
O brasileiro trabalha mais do que a média dos habitantes dos países ricos, mas é mais pobre. A explicação: o brasileiro produz pouco, pois é pouco instruído.
Um novo estudo da OCDE, espécie de clube dos países ricos, mostra que o Brasil ainda vai demorar a se igualar com o primeiro mundo. Aqui, apenas 43% dos adultos entre 25 e 64 anos possuem o equivalente ao ensino médio. É muito menos do que a média da OCDE (75%).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário