4 de junho de 2013

Problemas no kit bullying que será distribuído nas escolas podem afetar compreensão de alunos


R7,Olhar Direto, MS, 4/6/2013

O “Kit Bullying” criado em parceria com a Cartoon Network e a Secretária de Educação de São Paulo será distribuído em todas as escolas da rede pública. O objetivo é mobilizar toda escola, alunos e professores ao compromisso “Chega de bullying, não fique calado”, mas especialistas apontam questões que precisam ser melhoradas no material.
Uma delas, comentada pela doutora em Educação da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais Miriam Abramovay é a poluição visual e a linguagem das apostilas.
— O material é bem escrito, mas muito poluído com frases algumas vezes difíceis para o ensino Fundamental.
As apostilas, já disponíveis no site da campanha Chega de Bullying, estão separadas em unidades para os pais, outras para alunos de acordo com o ano escolar, e outra para professores e diretores.
No material para os pais, por exemplo, estão dicas para perceber o que acontece com o filho, quais comportamentos comuns de uma criança que sofre com a violência na escola e o que fazer. Um deles é o de não dizer ao filho para ignorar o bullying. “Se a criança ou adolescente fosse capaz de simplesmente ignorar, não haveria dito nada a respeito. Muitas vezes, ignorar as ofensas ou intimidações permite que se tornem mais graves”
Para Miriam, as apostilas ainda precisam esclarecer alguns pontos.
— Não fica claro como vão aplicar levar o material às escolas e todo o processo de mobilização sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário