Simon's Site |
Posted: 03 Dec 2013 08:24 AM PST
O PISA avalia estudantes de 15 anos que estão na série adequada, ou seja, no último ano da educação fundamental ou primeiro ano da educação básica. Segundo um estudo de Ruben Klein, a melhora havida entre 2006 e 2009 pode ser atribuída ao fato de que os alunos na amostra de 2009 estavam na média mais adiantados e eram mais velhos do que os de 2006. Não houve nenhuma melhora entre 2009 e 2012 em linguagem e ciências, mas a matemática continuou melhorando, ainda que muito pouco. Se a educação brasileira tivesse de fato melhorando, esta melhora deveria ocorrer em todas as áreas. Se no entanto é só a matemática que melhora, como explicar isto? Houve alguma mudança nos métodos usados pelos professores? O material didático melhorou? Será um efeito das Olimpíadas de Matemática? Ou será que é simplesmente porque estávamos tão ruins em matemática que não foi difícil mudar um pouco, o que não se conseguiu em ciências e linguagem? A outra dúvida é: Como explicar a melhoria de 2006 e 2009 e a queda ou estagnação entre 2009 e 2012? Para quem tiver uma boa explicação ou evidência, as páginas deste blog estão abertas! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário