25 de maio de 2012

Marcha das vadias acontece pela segunda vez no recife


Marcha das vadias acontece pela segunda vez no recife
As mulheres não são culpadas pelas agressões que sofrem". A frase dita pela dentista Patrícia Sampaio, uma das organizadoras da Marcha das Vadias no Recife, resume a bandeira do protesto, que acontece amanhã. A marcha, que foi divulgada via Facebook e também deve ter a participação de muitos homens, espera reunir cerca de 1,5 mil pessoas.
O movimento começou no ano passado, quando mulheres de todo o mundo iniciaram uma onda de manifestações contra a declaração do policial canadense Michael Sanguinetti. Segundo ele, as mulheres evitariam o estupro se não se vestissem como "vadias" (slut, em inglês). A primeira Slutwalk (nome original da marcha) aconteceu em Toronto, Canadá. A segunda edição brasileira será realizada em 18 cidades. No Recife, a concentração será às 14h, na Praça do Derby.
O protesto local tem como principal fórum de discussão o grupo Marcha das Vadias - Recife, no Facebook. A página reúne mais de mil pessoas, entre homens e mulheres. A dentista Patrícia, de 38 anos, afirma que o principal mote é a luta contra a violência doméstica. "A culpa é do estuprador, que invade e viola o corpo dela. Estamos lutando para que a nossa sociedade machista entenda isso". De acordo com Patrícia, o protesto também abordará a descriminalização do aborto.
Não só mulheres participarão da Marcha. O artista plástico Lúcio Mustafá, 51 anos, se considera feminista e aderiu à causa. "O mundo dos homens faliu. Só trouxe guerras, poluição e preconceito. Com as %u2018vadias%u2019, esse conceito começou a mudar. As pessoas estão começando a ter consciência de que basta de maus-tratos contra aquelas que nos colocam no mundo. Machismo mata todos os dias", disse.
As organizadoras se reuniram ontem no Centro de Educação da UFPE para confeccionar cartazes e faixas para o evento. A oficina também vai acontecer hoje, a partir das 13h, na sala do Diretório Acadêmico de Pedagogia da Universidade.
Violência
Pernambuco é o terceiro estado com maior número de homicídios de mulheres no Brasil, segundo dados do Mapa da Violência do Instituto Sangari e do Ministério da Justiça. O município de Escada, na Mata Norte, aparece com o maior número de assassinatos de mulheres do país. No Brasil, 15 mil mulheres são estupradas por ano e cerca de 12 são mortas todos os dias. (Carolina Braga // Especial para o Diario) Depoimentos
A marcha é representativa. É uma oportunidade de a mulher enfrentar a sociedade e reivindicar seus direitos
Pamela Daniela, 21 anos, estudante
A cada dia a mulher está firmando compromisso de luta perante a sociedade. A marcha é uma oportunidade
Clívia Lira, 24 anos, estudante

Diario de Pernambuco, 25 de mayo, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário