15 de setembro de 2012

Brasileiro gasta 8h por mês no Facebook e supera média global



Tempo na rede social cresceu 33% em um ano, e usuário do país é também um dos líderes em produção de conteúdo
Cerca de 20 milhões de usuários brasileiros, ou 37% do total, acessam o site por meio de celulares, além de PCs

MARIANNA ARAGÃO, Folha de s.Paulo, 15,9,2012
DE SÃO PAULO

Os usuários brasileiros do Facebook estão entre os que mais gastam tempo na rede social, segundo uma pesquisa inédita feita pela companhia a partir de dados da consultoria comScore.
De acordo com o estudo, os brasileiros cadastrados na rede ficam conectados, em média, oito horas por mês, mais que a média mundial, de 6,3 horas mensais.
O tempo médio dos usuários do país na rede cresceu 33% em relação há um ano e já é superior ao período médio dos americanos, principal mercado do Facebook.
Com 54 milhões de brasileiros registrados, o país tem a segunda maior base de usuários da companhia, atrás apenas dos Estados Unidos.
Desse total, 37% -ou 20 milhões de usuários- afirmam acessar a rede por meio de um smartphone, de forma simultânea ao acesso feito nos computadores pessoais.
Cerca de 15% dizem usar um tablet para conectar-se à rede social, em adição ao PC.
"Esse dado nos surpreendeu, pois mostra os brasileiros à frente do resto do mundo no acesso por meio de diferentes dispositivos móveis", afirmou Robert D'Onofrio, diretor global de audiência do Facebook.
Segundo o executivo, o índice de acessos por meio de celulares deve aumentar nos próximos anos por causa da popularização dos smartphones no país.
Uma das dificuldades do Facebook tem sido na navegação por smartphones, o que fez ela adotar mudanças recentemente.
D'Onofrio acredita que uma parte da população que ainda não acessa a internet fará seu primeiro contato com a web por meio de um desses aparelhos -em vez de um PC.
Os smartphones já representam 25% das vendas de telefones celulares no Brasil, segundo dados da IDC.
ENGAJAMENTO
Além da população numerosa e de dedicar mais tempo à rede social, os brasileiros são também usuários que produzem muito conteúdo no site, diz o D'Onofrio.
A principal interação do brasileiro na rede social é o compartilhamento de fotos, feito por 82% dos usuários, seguido da ação "curtir" uma foto de um amigo (74%) e ler atualizações de status (73%).
Jogos e compras no Facebook são atividades comuns para 44% e 40% dos usuários, respectivamente.
O estudo mostrou ainda que 40% dos usuários brasileiros costumam assistir TV enquanto navegam na rede social. Os programas que mais geram interação são os de notícias e de esportes.
A pesquisa ouviu 1.035 pessoas entre junho e agosto deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário