8 de maio de 2012

AS MULHERES SÃO INCOMPATÍVEIS COM A VIOLÊNCIA


Gazeta de Alagoas, Maio 8,2012
Por: » MIRIAN GUSMÃO CANUTO – médica e empresária de turismo.

A TV Globo anunciou durante toda a semana: a cada cinco minutos, uma mulher é espancada no Brasil. E, em 6 de maio, a reportagem foi ao ar no programa Fantástico.

Entre 87 países, o Brasil é o sétimo que mais mata: são 4,4 assassinatos em cada grupo de 100 mil mulheres.

O Estado mais violento do Brasil é o Espírito Santo, com 9,4, seguido por Alagoas, com 8,3. Os dois Estados menos agressivos no setor: São Paulo, com 3,1, e Piauí, com 2,6. Vê-se que independe de regiões, mas da eficiência no Sistema.

A titular da Delegacia dos Direitos da Mulher no Estado do Piauí é referência nacional. A delegada Vilma Alves dá exemplo ao Brasil. Demonstra que onde há autoridade, rápida providência e punição, os resultados são eficazes. Com uma postura severa, porém educada, enquadra os covardes “machões”.

O mapa da violência de 2012, pesquisa recém-concluída pelo sociólogo Júlio Jacobo, mostra uma clara diferença entre assassinatos de homens e mulheres: “Homens morrem primordialmente na rua, por violência entre os pares e entre os jovens. Mulher morre no domicílio, na residência”, explica Jacobo.

Em 70% dos casos, quem espanca ou mata é namorado, marido ou ex-marido.

A crise de autoridade agravada pela impunidade reflete na população.

A delegada Vilma dá um exemplo de competência em perfeita articulação entre Polícia e Justiça: não deixa denúncias se acumularem. A pressa da delegada é a urgência do juiz: “Quando nos chega às mãos, a gente decide, no máximo, em 24 horas, talvez no mesmo horário do expediente”, afirma o Juiz José Olindo Gil Barbosa. As delegadas mulheres têm mais habilidade em tratar com os homens.

Honoré de Balzac, sabiamente, dizia: “O instinto nas mulheres equivale à perspicácia nos grandes homens”. Dra. Vilma, em palestra a grupos de trabalhadores, espirituosamente, declara: “A mulher não é piano, mas gosta de ser tocada”. O Brasil riu e aplaudiu!

A Lei Maria da Penha é explicada ponto a ponto: “Se você estiver achando que é dono da mulher, a espanca todo dia,ela pode chegar à delegacia e dizer: “Doutora, eu quero que meu marido saia. Ele sai em 48 horas. E eu adoro fazer isso”. Pertinente às palavras de Margaret Thatcher: “Quando você quiser que algo seja dito, peça a um homem; quando quiser algo que seja feito, peça a uma mulher”.

As mulheres são luzes que nutrem o mundo, incompatíveis com a violência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário