23 de maio de 2012

Qatar University

O novo navio de última geração oferecido àUniversidade do Qatartransformará a pesquisa marinha na região do Golfo.
A unidade de pesquisa modelo, Janan - batizada com o nome da ilha localizada na parte ocidental da península catariana - foi doada à universidade por Sua Alteza Real, príncipe herdeiro Sheik Tamim bin Hamad bin Khalifa Al-Thani. Destacando um compromisso real para melhorar a sustentabilidade, a unidade será utilizada pelo Centro de Estudos Ambientais da universidade (ESC) para promover os estudos ambientais marinhos e a pesquisa no Qatar e mais amplamente no Golfo.
Com o Qatar quase cercado de água de três direções, o Janan vai abordar os prementes problemas ambientais que surgem principalmente de atividades humanas e industriais e ameaçam a vida marinha, especialmente as tartarugas bico de falcão, os recifes de coral, as ostras e o leito marinho. Este navio está equipado com um submarino com controle remoto, e pode realizar uma série de pesquisas - para monitorar terremotos, movimentos do leito marinho e radioatividade marítima. Também manterá e construirá uma ampla base de dados que identificará e analisará as condições predominantes no ambiente marinho.
Ostentando um comprimento de 42,8 m e uma envergadura de 10 m, o navio pode navegar por vinte e um dias e acomodar até 30 técnicos, cientistas e pessoal de pesquisa. A equipe do ESC, estudantes em busca de estudos ambientais e pesquisadores locais e regionais usarão as impressionantes instalações do navio. O Janan está equipado com dois motores principais, que lhe permite trabalhar perto de plataformas de gás e petróleo, e tem a capacidade de funcionar com dois geradores, sem depender dos motores principais, além de conter um avançado sistema de estabilização do navio por meio de satélite. Tem cinco sofisticados laboratórios de pequisa, uma unidade de tratamento de esgotos, uma planta de dessalinização da água, um pronto-socorro para emergências médicas e uma sala de mergulho.
O navio chegou ao porto de Doha no dia 15 de janeiro deste ano, ao final de uma viagem de um mês atravessando o Oceano Atlântico, o Mar Mediterrâneo, o Canal de Suez, o Mar Vermelho, o Mar da Arábia e o Golfo da Arábia.
O presidente da Universidade do Qatar, professor Sheikha Abdulla Al-Misnad, disse: "Não é preciso dizer que o Janan é uma conquista científica memorável que se soma à nossa missão e visão. Não é simplesmente um navio - ele lança uma nova área de pesquisa que espera atrair novos estudiosos que conduzirão estudos avançados nas água do Catar e do Golfo."
O Janan tem características diferentes que foram desenvolvidas por uma equipe composta de líderes da Universidade do Qatar, peritos navais, cientistas e pesquisadores, e foi construído de acordo com as especificações em Vigo, Espanha, pela Freire, estaleiro de renome internacional na indústria naval, principalmente em construção de navios de pesquisa científica.
Com a adição do Janan às suas iniciativas de compromisso com a pesquisa e o meio-ambiente, a Universidade do Qatar continua a liderar a articulação dos objetivos declarados no Qatar National Vision 2030 e na Estratégia Nacional de Desenvolvimento, que priorizam as pequisas voltadas para uma sociedade baseada no conhecimento e na preservação do meio-ambiente para as futuras gerações.
Sobre a Universidade do Qatar:
A Universidade do Qatar é a primeira e única universidade nacional do Qatar. Estabelecida em 1973, tem mais de oito mil alunos matriculados e oferece mais de sessenta cursos de especialização. A instituição está comprometida com a oferta de educação de alta qualidade para catarianos e alunos internacionais em áreas de prioridade nacional. Seus programas acadêmicos estão em linha com os padrões e as melhores práticas internacionais consagradas. Isto foi obtido mediante o credenciamento de muitas de suas faculdades, programas e cursos pelos principais organismos internacionais de certificação, como ABET -Adult Basic Education and Training - e AACSB -Association to Advance Collegiate Schools of Business.
Para mais informações sobre a Universidade do Qatar, acessewww.qu.edu.qa

Nenhum comentário:

Postar um comentário